Abertura do II Seminário Estadual do Ensino Médio destaca protagonismo juvenil

Rio Grande do Sul

30.06.2022

Com o objetivo de orientar sobre o protagonismo juvenil, o fluxo de escolha dos itinerários formativos e os próximos passos da implementação do Ensino Médio Gaúcho, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), com apoio do Sebrae, realizou a abertura do II Seminário Estadual do Ensino Médio, nesta terça-feira, 28 de junho. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube TV Seduc RS e a programação segue nesta quarta-feira, 29 de junho, a partir das 14h.  

CLIQUE AQUI E CONFIRA A APRESENTAÇÃO DO EVENTO 

Na abertura, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, ressaltou que o Estado está promovendo uma reforma profunda, mudando a perspectiva da educação. “Os nossos alunos vão trabalhar com empregos que, ainda, não foram criados. Por isso, a flexibilização do ensino médio teve como princípio inicial a possibilidade do estudante se aprofundar em sua vocação” destacou.

O primeiro painel teve como tema o Protagonismo Juvenil, com a participação do gerente de Educação Básica do SESI Nacional, Wisley Pereira; da doutora em Educação pela PUCRS na linha de Teorias e Culturas em Educação, Cris Vieira; da diretora da Escola Dom Frei, Mônica Nery Lemos; da professora Eveline de Freitas e do aluno Patrick Antunes.

“Nós estamos pensando em uma educação que faça o aluno a pensar sobre a sua escolarização. O grande desafio, hoje, é como podemos desenvolver uma formação geral que não pretende extinguir matérias específicas, mas, sim, reorganizá-las por áreas de conhecimento. Por isso, os itinerários formativos são uma boa resposta”, afirmou o gerente de Educação Básica do SESI Nacional, Wisley Pereira.

A doutora em Educação pela PUCRS na linha de Teorias e Culturas em Educação e consultora do Sebrae, Cris Vieira, reforçou que “Passado este período da pandemia, todos os movimentos, a partir de agora, apontam para novas oportunidades e possibilidades para a educação dos nossos jovens”.

Já a diretora da Escola Dom Vital, Mônica de Lemos, fez um panorama da atuação escolar durante a pandemia e o andamento da implementação do novo ensino médio na instituição. “Esta é uma política educacional diferenciada e muito importante para o desenvolvimento dos jovens. Durante o projeto piloto, conseguimos analisar que, mesmo com todas as dificuldades, é possível colocar em prática e direcionar os alunos para um novo mundo”, explicou.

Após o primeiro painel, a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Letícia Grigoletto, e a coordenadora do Ensino Médio Kátia Rocha apresentaram as orientações da matriz curricular, trilhas de aprofundamento e itinerário informativo.

A diretora executiva do Centro Lemann, Anna Penido, palestrou sobre o Projeto de Vida do Professor. Na ocasião, Penido enfatizou que “a forma como o ensino médio estava estruturado era pouco relevante”. Segundo ela, foi necessária esta transformação, a fim de preparar os jovens para os desafios que contemporaneidade nos impõe.

Programação (29/6)

O II Seminário Estadual do Ensino Médio segue, nesta quarta-feira (29/06), das 14h às 17h, e contará com a presença do Consultor de articulação e Comunicação do Ensino Médio do Instituto Natura, Romário Farias; Paulo Andrade, diretor do Instituto Iungo; e os professores Eldo Dorneles e Regina Lemos.