Aprenda Mais inicia projeto de estudo para fortalecer indicadores nas avaliações externas

Pernambuco

21.08.2019

A Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP) iniciou neste mês um trabalho que visa fortalecer os indicadores das escolas da Rede Estadual nas avaliações externas de 2019, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). O “Aprenda Mais” é um conjunto de ações integradas desenvolvidas em articulação com as regionais, que compõem a estratégia da SEIP de fortalecimento pedagógico das Escolas de Referência e das Escolas Técnicas, extensiva às Escolas Regulares.

Um dos focos principais do projeto será na gestão escolar. Regularmente serão realizadas reuniões presenciais com a equipe gestora das escolas, o time da SEIP e a equipe das gerências regionais. A segunda etapa da iniciativa será marcada por encontros presenciais com educadores de apoio e professores de língua portuguesa e matemática. O ciclo de atividades segue com o circuito “Minha Escola é Show”, que leva a equipe da SEIP às escolas para conversar com os estudantes a fim de estimulá-los a participarem das avaliações. Além disso, o projeto conta com algumas iniciativas virtuais, através do Portal Avança Mais PE.

A cada simulado realizado pelos estudantes, em seguida será realizada a “Semana da Devolutiva do Saepe e Saeb”, onde os alunos revisam os simulados e automaticamente o sistema envia vídeoaulas do descritor que eles precisam melhorar. Os gestores, os professores e as gerências regionais recebem um gráfico com os resultados de cada turma e escola para a partir desses dados elaborarem um plano de ação. Fechando o ciclo de atividades, a equipe da SEIP se junta em uma reunião online com gestores e professores de cada escola para analisar a série histórica do Saepe, os resultados das avaliações internas do primeiro semestre de 2019 e o resultado dos simulados do Saepe e do Saeb.

“A ideia é apoiarmos equipes gestoras, professores e estudantes na busca pela melhoria dos resultados de aprendizagem", analisou a secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros. É importante destacar que o primeiro simulado contou com a participação de 50.173 estudantes, representando 63% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, o que tornou Pernambuco uma das redes mais conectada do Brasil.