Ação ParaíbaTEC Agricultura Familiar inicia atividades em 40 municípios paraibanos

Paraíba

19.02.2024

As aulas da Ação ParaíbaTEC Agricultura Familiar tiveram início em 40 municípios paraibanos no último dia 06/02/2024. Estão sendo ministrados 44 cursos para mais de 1500 alunos ativos. Os cursos foram ofertados por meio do Edital 017/2023. A ação Agricultura Familiar do ParaíbaTEC acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

Os cursos têm por objetivo fortalecer a Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, por meio de formação profissional qualificada dos agricultores familiares e dos Povos e Comunidades Tradicionais PCTs (indígenas,quilombolas, ciganas, ribeirinhas e pescadores artesanais). Além disso, a ação busca um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no Estado, fazendo com que os agricultores conquistem cada vez mais espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania.

Dentre as formações oferecidas, estão os cursos de Produtor Agropecuário, Apicultor, Preparador de Doces em Conserva, Organizador de Eventos, Agente Cutural, Agricultor Orgânico, Microempreendedor Individual, Produtor de Plantas Aromáticas e Medicinais, Operador de Computador, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, dentre outras oportunidades.