Ações têm enfoque na melhoria do IDEB na EE Dr. Fernando Corrêa da Costa

IDEB

06.09.2019

Campo Grande (MS) - Com perspectiva no desempenho dos estudantes para a avaliação da prova Brasil, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a Coordenação Pedagógica da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa, em Aral Moreira-MS, desenvolve ações para recuperar os estudantes com baixo rendimento e prepará-los para as avaliações.

As ações estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica, elaborado pelos coordenadores pedagógicos em que cada professor elabore ações em sua disciplina para melhorar o desempenho dos estudantes, com apoio da direção escolar.

O IDEB ajuda a escola observar se os estudantes estão aprendendo, e se está aprendendo na idade certa. “Com as notas do Índice na mão a coordenação, direção pode aprimorar o planejamento pedagógico da escola. Como o índice é divulgado a cada dois anos, a escola pode reformular ações e tentar melhorar seu desempenho”, afirma o coordenador Djalma Santos.

Ações

O objetivo das ações na Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa é melhorar o desempenho dos estudantes, tendo como meta atingir a média 7.0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Ações fundamentais estão sendo realizadas, como:

# Mobilização dos professores, estudantes e pais para a participação nas avaliações externas em especial para o IDEB – E melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

#Divulgação do IDEB à comunidade escolar (Cartazes impressos e material digital).

# Mobilização dos professores e estudantes para a participação nas avaliações externas em especial para o IDEB – E melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas.

# Mobilizar a comunidade quanto á importância da participação de seus estudantes nas avaliações externas.

# Realizar reunião de pais para esclarecer sobre o que é a avaliação, como a análise dos resultados pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos e a responsabilidade dos responsáveis em assegurar a presença da criança ou jovem, tanto no cotidiano escolar, quanto no dia da aplicação da prova.

O mecanismo de divulgação de resultados faz com que a sociedade se envolva no acompanhamento da qualidade da educação, “mesmo com limitações, o Ideb simboliza uma mudança de estrutura na educação básica, ao aliar desempenho dos estudantes e fluxo (aprovação/reprovação) escolar”, menciona a diretora Derciley Aparecida Godin dos Santos.

Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul