Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas participarão do Programa Jovem Aprendiz

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

24.04.2018

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro, por meio do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), e o Ministério do Trabalho realizarão um novo modelo de parceria dentro do Programa Jovem Aprendiz para oferta de cursos profissionalizantes aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Neste ano, 150 jovens terão a oportunidade de fazer três capacitações (Lancheiro/ Ajudante de Lanchonete; Mecânica de Automóveis, Motocicletas e Bicicletas; e Montagem e Manutenção de Computadores) e conseguir a carteira de trabalho assinada. A iniciativa também contará com parceiros privados.

A aula inaugural aconteceu na última quarta-feira, dia 18, na Escola João Luiz Alves, localizada nas dependências do Degase, na Ilha do Governador. Estiveram presentes a primeira-dama e presidente do RioSolidario, Maria Lúcia Horta Jardim; o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; o diretor geral do Degase, Alexandre Azevedo; a promotora de Justiça, Luciana Benisti, além de familiares dos jovens, professores da rede estadual de ensino, entre outras autoridades.

– Essa parceria é fruto de uma construção coletiva. É uma proposta que tem como meta a empregabilidade, portanto, uma grande chance de mudança de vida, pois o trabalho tem o poder de dignificar o ser humano – frisou a primeira-dama e presidente do RioSolidario, Maria Lúcia Horta Jardim.

Os cursos do Programa Jovem Aprendiz terão duração de 10 a 12 meses. A iniciativa terá como parceiros o Instituto Arcádia e Camp Mangueira, entidades sem fins econômicos que têm como objetivo contribuir para a formação socioeducativa de adolescentes e jovens, e as empresas Denjud, Masan e Nova Rio.

– Esse programa é uma ótima oportunidade de ressocialização e leva aos jovens possibilidades de encontrarem um emprego após o cumprimento da medida socioeducativa – afirmou o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer.