Agenda itinerante segue com cadastro do Passe Livre Estudantil nas escolas da rede estadual

Paraíba

03.09.2025

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) segue ampliando o acesso ao Passe Livre Estudantil por meio de um cronograma itinerante de cadastros nas escolas da rede estadual. Nesta semana, a ação está presente em unidades de João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita, facilitando o processo de inscrição para milhares de estudantes.

Em Santa Rita, o cadastro acontece na EEEFM Luiz Ribeiro Limeira, EEEFM Francisco Leocádio, ECI Maria de Lourdes, ECI Helinton Santana e EEEF José Mariano. Já em João Pessoa, as escolas atendidas são: Miguelinho, ECIT Daura Santiago, ECIT Alice Carneiro, Escola Audiocomunicação e ECI Pedro Lins. Em Campina Grande, participam a ECIT Irmã Stefanie, ECI Solon de Lucena, ECI Prof. Raúl Córdula, ECIT Nenzinha Cunha Lima, ECI Félix Araújo e o PREMEM.

“Trata-se de uma alternativa que encontramos para facilitar ainda mais o cadastro dos nossos estudantes. O estudante pode realizar seu cadastro sozinho, sem a presença de um responsável, e no caso dos acompanhantes de alunos com deficiência a documentação exigida é a mesma”, destacou o secretário de Educação, Wilson Filho.

Passe Livre Estudantil: O programa, implementado em maio deste ano, já beneficiou mais de 25,8 mil estudantes da rede estadual. O benefício contempla alunos do 9º ano, Ensino Médio e EJA, matriculados em escolas estaduais de Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo.

Cada estudante recebe 44 passagens mensais, enquanto os acompanhantes de alunos com deficiência têm direito ao dobro, totalizando 88 passagens. O custeio é integral do Governo do Estado e a recarga é feita automaticamente até o dia 15 de cada mês, mediante frequência mínima de 90% em sala de aula. O cadastro pode ser realizado tanto nos postos fixos dos sindicatos de transporte (Sintur-JP, em João Pessoa, e Sitrans, em Campina Grande) quanto nas escolas contempladas pela agenda itinerante. Para se inscrever, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.

De acordo com o secretário Wilson Filho, o Passe Livre Estudantil vai além do transporte. “É uma ferramenta de inclusão e de oportunidade. Ao garantir o acesso dos alunos à escola, estamos combatendo a evasão e investindo no futuro da Paraíba. O programa proporciona equidade no acesso à educação e estimula a frequência escolar,” finalizou.