Projeto "Uso e Reuso de Água na Escola: Quem Paga a Conta?" inicia terceira etapa com participação de novas escolas

Roraima

21.03.2024

Nesta terça-feira, 19, a Escola Estadual Lobo D’Almada, no Centro de Boa Vista, foi palco do lançamento da terceira etapa do Projeto “Uso e Reuso de Água na Escola: Quem Paga a Conta?”.

Promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em parceria com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), esse projeto tem como objetivo central conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do uso responsável da água, além de promover práticas sustentáveis de reutilização desse recurso vital.

Em alguns casos, como o da Escola Estadual Girassol, a redução no consumo de água foi de 91%, o que significa economia e melhor utilização de recursos na gestão pública, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Coordenador pela Diab (Divisão de Educação Ambiental e Temáticas) do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais), o projeto já alcançou 30 unidades de ensino nas duas etapas anteriores envolvendo 21.207 alunos.

Agora a terceira etapa irá abranger mais 24 escolas da rede estadual, contando com a participação de mais 14.862 estudantes totalizando 36.069 participantes.

“Dessa forma, a Seed vai contemplar todas as escolas da capital, que vão receber orientações pela Caer e realizar estratégias para a redução do consumo, evitando o desperdício, reaproveitando a água das centrais de ar e bebedouros, envolvendo a comunidade escolar”, disse a chefe da Diab, Naiva Pereira Lima.

Durante esta etapa, a Caer realiza palestras de orientações temáticas e monitora o consumo e os valores correspondentes em consonância com a Diab.

RESULTADOS

A iniciativa dos estudantes tem gerado resultados tangíveis com diversas ações visando o uso consciente da água e seu reaproveitamento em atividades essenciais, como limpeza e cuidados com as plantas.

Tais estratégias têm contribuído para a redução do desperdício, do consumo e dos gastos com as contas de água, a exemplo da Escola Estadual Girassol, localizada no bairro Buritis, em Boa Vista, que mais conseguiu diminuir o desperdício de água dentro do prédio, durante a segunda etapa.

Entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2023, a conta de água da Girassol, que acumulou um total de R$ 12.966,08 passou a ser de R$ 974,10 em um mês. Uma redução de 91% no consumo.

Após o lançamento do projeto, a gestão da escola solicitou uma vistoria técnica da Caer para identificar problemas visíveis e invisíveis. Foi detectado um vazamento subterrâneo que foi resolvido.

“Providenciamos o material para coleta de água, como baldes, caixa d’água, começamos a coletar, fizemos a troca de torneiras que estavam com vazamento e um forte trabalho de conscientização. Quando recebemos a conta percebemos que estava diminuindo”, disse o gestor Ubiratan Rocha.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed