Ajustes para a volta presencial

Distrito Federal

02.07.2021

Secretário convida presidente da Câmara Legislativa para encontro com diretores de escolas no Recanto das Emas


A reunião celebrou as conquistas da educação no Recanto das Emas. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

Em preparação para a volta das aulas presenciais, o secretário de Educação, Leandro Cruz, reuniu-se com os diretores de 16 escolas da coordenação regional de ensino do Recanto das Emas, na tarde desta quinta-feira, 1º.

A reunião aconteceu simultaneamente a um almoço na escola classe 401. Também estavam presentes o presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente, e o secretário-executivo Fábio Sousa.

Os dirigentes das escolas e da regional de ensino fizeram uma análise dos investimentos e se  mostraram empolgados para apresentar as novas conquistas para os estudantes.

Enquanto eu estiver na posição de secretário de educação do Distrito Federal, vou ter firmeza na luta da nossa comunidade. Essa é minha obrigação. A marca da nossa gestão é firmeza e equilíbrio. Agradeço a confiança que vocês têm em mim e no nosso trabalho. Aqui, a educação é em defesa da vida“, afirmou Leandro Cruz.

O secretário executivo acrescentou: “Nós vamos voltar as atividades presenciais da melhor forma possível. Vamos seguir todo um protocolo de cuidados definidos em reuniões, sempre buscando o melhor para a educação.

Já Rafael Prudente falou sobre a importância do PDAF para a qualidade da educação.

Cada vez que visitamos essas escolas no Distrito Federal temos a certeza da tomada de decisão correta que foi feita em 2017 com a aprovação do PDAF. Dessa forma, constantemente estamos enviando recursos para a educação. Hoje, a gente vê que os estudantes terão escolas mais bonitas e organizadas para o retorno presencial“, destacou o presidente da Câmara Legislativa.

O coordenador regional, Leandro Freire, agradeceu ao apoio da Secretaria e argumentou: “As obras são demandas obtidas a partir de uma escuta e olhar sensível diretamente nas unidades escolares. A comunidade vai perceber um ambiente muito diferente nas escolas quando houver o retorno. Foram feitas melhorias de forma a propiciar uma melhor condição de ensino para os estudantes e de trabalho para os profissionais da Educação.

Investimentos 

Em 2021, foram contemplados R$ 490,2 mil em investimentos nas 16 escolas. O recurso foi aplicado por meio do PDAF via Secretaria de Educação e emendas parlamentares.

Segundo o diretor do Centro de Ensino Fundamental 801, Francicleiton de Oliveira, hoje, o sentimento é de alegria.

Estamos muito felizes e gratos com todas as melhorias implementadas em nossa escola. Destaco o olhar muito sensível e humanista que o nosso secretário tem com toda a comunidade escolar, batalhando por um retorno seguro e com escolas de todo o DF reformadas, equipadas e melhoradas para o atendimento escolar com qualidade, conforto e segurança”, acrescentou o diretor.

A diretora da Escola Classe 401  Ingrid Nascimento, também agradeceu: “Fomos agraciados com muitos recursos que têm colaborado bastante para nossa estrutura. Assim, hoje, a nossa perspectiva para o retorno presencial é a melhor possível.

Já no olhar do diretor do Centro de Ensino Fundamental 405, Cloves Coelho, o cuidado com as escolas reflete na autoestima de estudantes e professores.

As obras tornam a escola mais atraente para os estudantes, proporcionando um melhor desempenho no processo de ensino e, o que reflete na qualidade da nossa educação”, destacou o diretor.

No Centro de Ensino Fundamental 101, foi feita a reestruturação da rede lógica e sonorização; na Escola Classe 102, cobertura lavatório da entrada da escola; no Centro Educacional 104, aquisição de equipamentos; no Centro Interescolar de línguas, aquisição de equipamentos; no Centro de Ensino Fundamental, 106 aquisição de equipamentos e pintura da escola; no Centro de Ensino Médio 111, construção as águas pluviais da quadra poliesportiva; no Centro de Ensino Fundamental 115, cobertura de parquinho infantil; no CEI 310, cobertura do parquinho infantil; no Centro de Ensino Fundamental 301, instalação de TVs e quadros nas salas de aula; no Centro de Ensino Fundamental 801, aquisição de equipamentos eletrônicos e reforma da cozinha; no JI 603, confecção de portões e aquisição dos motores do estacionamento dos professores; no Centro de Ensino Fundamental 306, instalação de parquinho infantil; no Centro de Ensino Médio 804, aquisição de computadores; na Escola Classe 401, manutenção e pintura do muro da escola; e no Centro de Ensino Fundamental 405, aquisição de datashow para salas de aula.

Por Íris Cruz | Ascom/SEEDF