Alagoas apresenta Política de Inovação e Tecnologia na Educação em São Paulo

Inovação e Tecnologia

21.08.2019

Texto de Manuella Nobre

A Política Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação, em desenvolvimento pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desde o início da primeira gestão do Governo Renan Filho, será apresentada nesta terça-feira (20), na 18ª edição do Conecte-C, em São Paulo, onde estarão reunidas as principais lideranças nacionais e internacionais nesta área.

A experiência de Alagoas será apresentada pela secretária de Estado da Educação em exercício, Laura Souza, em mesa composta ainda por representantes dos Estados Unidos, com o tema: Estrutura de Inovação e Tecnologia Educacional as Secretarias de Educação: aprendizados dos EUA e de Alagoas.

O evento é promovido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e vai discutir estruturas de tecnologia educacional nas secretarias de educação e busca fomentar o diálogo e a interação entre os diferentes atores do ecossistema de inovação na educação pública.

A política em desenvolvimento - O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, em uma breve análise, explica as ações em desenvolvimento.

“A gente tem quatro eixos: de concepções; de formação e competência; o de infraestrutura; e o de recursos digitais. Para este último temos o Escola Web e outros materiais que vamos construindo; para infraestrutura, a descentralização para o Escola Web e aquisição da internet, a compra de computadores e manutenção também, fora o Escola da Hora, que também ajuda na perspectiva da elétrica, e o Educação Conectada, enquanto política nacional. Para a competência temos este conjunto, este programa de formação, trabalhado pelo Efex (Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para professores) e Cecite (Centro de Ciência e Tecnologia da Educação), e todas as ações voltadas para isto; e para o eixo da concepção a gente entende este conjunto de ações que devem mudar esta visão, esta concepção, da gente entender o que é um laboratório de informática e o que são estas coisas voltadas para a inovação e tecnologia”, pontua o superintendente.