Alagoas bate novo recorde em número de escolas inscritas nas Olimpíadas de Física

2º lugar

22.08.2017

Alagoas bate novo recorde em sua participação na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) a cada edição da competição. De 2013 para 2016, o número de instituições de ensino participantes no estado pulou de 41 para 132 e, na edição 2017, foram 196 escolas inscritas. Esse número representa um aumento de 48% em relação ao ano passado e fez com que Alagoas fosse o segundo estado com o maior número de escolas inscritas na OBFEP em todo o país.

Dados da organização da OBFEP mostram que o estado perdeu apenas para o Ceará em números absolutos de instituições inscritas – foram 264 escolas- superando estados maiores como São Paulo (184 instituições cadastradas) e Minas Gerais (124 unidades de ensino).

Das 196 escolas inscritas, foram 16 das redes municipais, 8 campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e 172 unidades da rede estadual. E apesar de ter inscrito cinco escolas estaduais a menos, Alagoas supera o Ceará no quesito proporcionalidade: de suas 720 escolas estaduais, o Ceará registrou 177 unidades na OBFEP, o equivalente a 24,5% do tamanho desta rede. Já em Alagoas, dentre as 312 escolas estaduais, 55,1% se inscreveram na primeira fase da Olimpíada.

Alagoas está com 21.840 alunos inscritos na primeira fase da OBFEP – 4.407 no nível 1 (9º ano) e 17.433 no nível 2 (1º e 2º séries do ensino médio), totalizando 21.840 alunos participantes no evento.

De acordo com o superintendente de políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, o crescimento é fruto de formações continuadas e estímulo constante aos professores de Física que são realizados desde o ano passado.

“Estamos com os professores de física mobilizados. Este é o segundo ano que a rede estadual incentiva os professores a inscreverem seus alunos nas olimpíadas. E durante a segunda fase, vamos intensificar a formação nos polos para disseminar os experimentos, explica Lisboa.

Despertar para a ciência - O professor Ronaldo Cristiano Moura, responsável pela coordenação da Olimpíada Seduc, comemora o resultado. “Houve uma evolução muito grande e é de vital importância para os nossos estudantes a realização da Olimpíada Brasileira de Física, pois, participando de eventos como esse, os alunos despertam para as ciências exatas fortalecendo o ensino/aprendizagem no componente curricular de física”, destacou o professor. 

As provas da primeira fase estão agendadas para esta quinta-feira, dia 24 de agosto. Já as provas da segunda fase estão previstas para o dia 21 de outubro e, segundo Ronaldo Cristiano, no período de 05/09 a 20/10, serão realizadas oficinas experimentais e aulões nas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) abordando as questões teóricas e experimentais abordadas na segunda fase.