Alagoas é o segundo estado do Brasil com maior percentual de estudantes da rede pública inscritos no Enem

Alagaos

05.08.2025

Alagoas foi o estado brasileiro com o segundo maior percentual de estudantes do ensino médio da Rede Pública inscritos na edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o estado teve 29.299 estudantes concluintes da rede pública inscritos no exame, o que representa 92,84% do total de matriculados na 3ª ou 4ª séries do ensino médio na rede estadual e no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Alagoas ficou atrás apenas do Ceará, que registrou 96,87%.

Ainda de acordo com o ministério e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pela aplicação do Enem – , ao todo, Alagoas contabilizou, ao todo, 96.488 inscritos no exame, dos quais 69.410 são isentos da taxa de inscrição (candidatos oriundos da rede pública ou bolsistas na rede privada, concluintes ou não) e 27.078 são pagantes.

Rede estadual

A rede estadual de Ensino alcançou um marco histórico, com a inscrição de 95,51% dos seus estudantes concluintes no Enem 2025. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 29.373 estudantes concluintes foram inscritos no exame. O número é maior que o levantamento divulgado pelo MEC porque também contabiliza os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio.

Quando incluídos também os estudantes treineiros – que não concluirão o ensino médio em 2025 –, o número de inscritos sobe para 34.754. O resultado expressivo é reflexo direto de uma grande mobilização conduzida pelas escolas, Gerências Especiais de Educação (GEEs), equipes gestoras, professores mentores e estudantes monitores no âmbito dos Programas Foca o Enem e Professor Mentor/Meu Projeto de Vida.

A gerente especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, comemora os números alcançados.

“O expressivo número de estudantes da Rede Estadual inscritos no Enem 2025 é um importante indicador do trabalho coletivo e articulado desenvolvido por nossas escolas. Esse resultado reflete o comprometimento das equipes gestoras, coordenadores pedagógicos, professores mentores, estudantes monitores e o apoio fundamental das Gerências Especiais de Educação, no âmbito do Programa Foca o Enem e do Professor Mentor. Para garantir o engajamento da maioria dos concluintes no exame, realizamos uma ampla mobilização desde o início do ano letivo, com destaque para as ações iniciadas na Semana Pedagógica e intensificadas durante o período de inscrições. Foram promovidos plantões diários de apoio e um rigoroso acompanhamento dos dados por turma e por escola, assegurando que nenhum estudante ficasse de fora”, revela.

Ela fala quais serão os próximos passos neste segundo semestre. “Seguimos agora na fase de preparação dos inscritos, com foco nas quatro áreas do conhecimento, na redação e no desenvolvimento de competências socioemocionais, essenciais para um bom desempenho nos dois dias de prova. A equipe de professores do Foca o Enem e do Professor Mentor permanece firme no propósito de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para os estudantes da rede estadual”, fala Danielly, adiantando que, no próximo dia 15, está programado um aulão online das disciplinas de Matemática, Química, Biologia e Geografia que será transmitido pelo canal do programa Foca o Enem no Youtube (@focaoenemal).

Inscrições no Brasil

Dados do MEC apontam que mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2025, o que representa um crescimento de 38% no total de inscritos quando comparado à edição 2022 do exame. Destes 4,8 milhões, 1,3 milhões são estudantes concluintes da Rede Pública em escolas estaduais e Institutos Federais.

Ana Paula Lins e Ana Flávia Oliveira / Ascom Seduc/Foto: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc