Estado tem o 2º melhor desempenho na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Alagoas

09.11.2021

Dedicação, comprometimento e parceria. Essas são as características que levaram o estado de Alagoas a obter o segundo melhor desempenho do Brasil na primeira fase da edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). De acordo com dados da coordenação estadual da Olimpíada, o estado somou 976 alunos classificados para a segunda fase da competição, o que representa quase 13% do total de classificados em todo o país.

Alagoas superou estados com maior número de inscritos, a exemplo de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Maranhão, ficando atrás apenas do Ceará que teve 1.498 classificados. Além disso, dos 976 estudantes alagoanos passaram para a 2ª fase da competição entre as escolas públicas, 890 são da rede estadual, o equivalente a quase 92% do total de classificados.

O coordenador da OBFEP em Alagoas, Samuel Teixeira, faz uma análise positiva da participação dos alunos nas Olimpíadas. “Em nosso estado, tivemos 3.413 inscritos na primeira fase, sendo que 976 se classificaram para a segunda. Este resultado é um bom sinal do engajamento dos nossos professores e da boa preparação dos estudantes, o que contribui como incentivo para melhorar o aprendizado na disciplina”, avalia o Professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Destaque para Rede Estadual 

No ranking de Alagoas, as cinco escolas com o maior quantitativo de alunos aprovados para a segunda fase são da rede estadual de ensino. Das 46 escolas com estudantes que passaram para a próxima fase da OBFEP, 38 unidades também são estaduais. As cinco escolas com o maior número de estudantes classificados: Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió, com 128 alunos; Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, com 124; Escola Estadual Juvenal Lopes, de Branquinha, com 79; Escola Estadual Claudizete Lima Eleutério, de Rio Largo, com 76 e Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, com 54. 

Participante da 9ª edição da Olimpíada de Física, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Maceió) conseguiu se destacar com a conquista do 1º lugar no ranking estadual. Segundo o gestor, major Vailton Ursulino Barbosa, por meio dessas competições a escola trabalha a valorização do aluno através da meritocracia, e esse resultado é o reconhecimento do trabalho em equipe da unidade. O diretor atribui a colocação à competência dos professores e alunos da instituição.

“Quero parabenizar a todos que contribuíram para o engrandecimento e notoriedade do Colégio Tiradentes, instituição de ensino da PMAL. O sucesso de nosso trabalho é possível não só pela dedicação dos abnegados profissionais da educação que fazem nosso quadro de professores e funcionários, mas também pelo empenho e vontade do aluno em aprender e buscar se superar, conquistando bons resultados e diversas vitórias", afirma o gestor.

Segunda fase 

Em todo o Brasil, 7.569 estudantes avançaram para a segunda fase da OBFEP, cujas provas ocorrem no dia 04 de dezembro, no horário das 13h às 17h. Pela rede estadual, 18 escolas funcionarão como centros de aplicação.