Alfabetiza Mais PB: escolas com práticas exitosas podem se inscrever para participar do II Seminário de Boas Práticas

Paraíba

16.09.2025

As escolas municipais e estaduais que ofertam da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental têm até 25 de setembro para inscrever boas práticas pedagógicas que possam ser apresentadas no II Seminário de Boas Práticas e publicada na revista Alfabetiza Mais Paraíba – Práticas Exitosas. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com Municípios  e do Programa Alfabetiza Mais Paraíba, com foco no reconhecimento e valorização do trabalho dos profissionais da educação.

Para se inscrever, os responsáveis pela escola devem acessar o formulário no endereço https://forms.gle/ZbL5VLM7Ydr3DHJE9 e preencher com as informações dos projetos contemplando os ciclos do Alfabetiza Mais PB. O relatório deve conter apresentação, justificativa, metodologia e resultados alcançados, que podem ser comprovados também com materiais didáticos, fotos e registros avaliativos.

Em seguida o projeto passará por uma seleção Regional, pela qual cada uma das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) selecionará duas práticas exitosas. Na etapa estadual, a equipe da Secretaria avaliará as 32 práticas enviadas pelas GREs e vão escolher apenas uma boa prática de cada Gerência. As finalistas serão apresentadas no II Seminário e publicadas na revista.

“As boas práticas realizadas em cada município serão analisadas a partir de alguns critérios, inovação, se atende aos preceitos do Alfabetiza Mais Paraíba, se alcançou bons resultados e se teve impacto na comunidade escolar”, frisou a gerente executiva de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem, Julyana Gentle. 

O II Seminário de Boas Práticas está previsto para ocorrer no dia 04 de novembro deste ano e tem como objetivo valorizar, compartilhar e disseminar estratégias de gestão escolar e ação docente inovadoras e eficazes no campo da alfabetização e letramento.