Alfabetização: RN reúne Municípios Prioritários em Workshop Estratégico

Rio Grande do Norte

16.07.2025

Mais de duzentos gestores educacionais do Rio Grande do Norte participaram, nesta quarta-feira (16), do workshop presencial promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), em parceria com a Associação Bem Comum e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do RN. A atividade reúne representantes das 16 regionais de ensino e dos 73 municípios considerados prioritários na política de alfabetização, com o objetivo de construir estratégias eficazes para garantir que todas as crianças potiguares estejam alfabetizadas na idade certa.

Realizado na sede da SEEC, o encontro integra as ações do Pró-Alfa RN, política territorial de alfabetização do estado, e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A programação, que conta com palestras, orientações técnicas e momentos de elaboração prática de planos de ação, mobilizou 210 participantes ao longo do dia.

“O nosso compromisso com a alfabetização é inegociável. Sabemos que os desafios são grandes, mas o trabalho em regime de colaboração entre Estado e municípios tem nos mostrado que é possível transformar a realidade educacional com foco, formação e acompanhamento contínuo”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Socorro Batista. 

Para Roberto Souza, coordenador de implementação da Associação Bem Comum, o momento representa a consolidação de uma agenda estratégica no território potiguar. “O que estamos construindo aqui é mais do que planos de ação; é uma cultura de compromisso com os resultados, com a escuta dos territórios e com o protagonismo de quem está na ponta”, destacou.

O presidente da UNDIME-RN e dirigente municipal de Educação de Goianinha, Dirigente Municipal de Educação de Goianinha e presidente da UNDIME/RN, Petrúcio Ferreira, ressaltou a importância do encontro como espaço de planejamento coletivo. “É uma oportunidade de fortalecer as estratégias nos territórios locais e alinhar metas que vão nos permitir avançar na melhoria da alfabetização”, frisou.

A programação teve início com a palestra do Dr. Hylo Leal Pereira, coordenador do Núcleo de Avaliação da Associação Bem Comum, sobre o uso pedagógico dos resultados da Avaliação de Fluência. Em seguida, a professora Elizabete Araújo apresentou o tema “Alfabetização como foco da gestão educacional”, destacando a importância de um planejamento baseado em evidências.

No turno da tarde, as equipes participarão de oficinas e dinâmicas de brainstorming e construção de planos de ação com foco em alfabetização, orientadas pela equipe técnica da Associação Bem Comum. Os participantes ainda compartilharam experiências e estratégias durante uma plenária coletiva, promovendo a troca de boas práticas entre os territórios.

O secretário de Educação de Pilões, Bernardino Francisco da Silva Neto, expressou otimismo com as atividades. Para ele, o momento representa um marco na trajetória de fortalecimento da alfabetização. “Estamos focados em garantir que nossas crianças tenham as condições necessárias para aprender na idade certa. Em Pilões, são 390 estudantes diretamente envolvidos nesse esforço coletivo”, pontuou.

Representando o Ministério da Educação, o coordenador-geral de Alfabetização João Paulo destacou o caráter mobilizador do evento. “Hoje, vivenciamos um momento de sinalização importante sobre o papel de cada um nessa grande tarefa coletiva. Devemos apoiar as redes públicas do país com indicações e orientações de melhor qualidade, que realmente façam a diferença na alfabetização das nossas crianças”, argumentou.

O workshop busca oferecer subsídios técnicos para enfrentar os baixos índices de fluência leitora em municípios com alto percentual de estudantes nos níveis de pré-leitura. “Nosso foco é garantir que cada criança, independentemente do território onde vive, tenha acesso ao direito fundamental de ser alfabetizada na idade certa”, finaliza a secretária Socorro Batista.

O evento marca mais uma etapa da consolidação do Pró-Alfa RN, política que já investiu mais de R$ 30 milhões em formações, materiais didáticos, premiações e acompanhamento técnico, e que recentemente levou o estado e 86 municípios à conquista do Selo Ouro no Indicador Criança Alfabetizada. A expectativa agora é de que os planos de ação construídos no workshop sirvam de base para novos avanços nos próximos ciclos de avaliação.