Educação do Rio de Janeiro divulga resultado da Avaliação Diagnóstica

Rio de Janeiro

20.03.2024

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) apresentou, nesta terça-feira (19/03), dados sobre o processo avaliativo AlfabetizaRJ realizado pela pasta com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de todos os municípios do Estado do Rio. A divulgação aconteceu na Casa Firjan, em Botafogo, com a presença da secretária Roberta Barreto, de secretários e de representantes da educação dos 92 municípios fluminenses, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e de profissionais da Seeduc.

A avaliação foi realizada no último bimestre de 2023 e aplicada em todas as escolas municipais do estado do Rio de Janeiro. O trabalho é fruto de uma parceria entre estados e municípios, dentro do programa federal ‘Criança Alfabetizada’, e tem como objetivo garantir a alfabetização dos estudantes até o segundo ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Os dados estarão disponíveis para os gestores da educação de todos os municípios em uma plataforma do CAEd e contribuirão para a elaboração de políticas públicas de alfabetização no território fluminense. Um programa de formação para os articuladores. 

Na apresentação técnica, os resultados dos componentes avaliados (Língua Portuguesa, leitura e escrita, e Matemática) revelam que os alunos apresentaram um desempenho estabelecido para uma criança alfabetizada e que, dessa forma, a meta do programa foi alcançada.

A secretária Roberta Barreto apresentou a equipe da Seeduc-RJ e falou sobre a importância da participação de todos os profissionais que fizeram o processo do AlfabetizaRJ acontecer e cumprimentou os secretários municipais presentes.

– Nós somos uma equipe, mas hoje temos a alegria de dizer que a nossa equipe é além dos muros da Seeduc.  A nossa equipe está aqui, no chão desta sala, sentada nessas cadeiras. Vocês fazem parte da maior equipe de educação do estado do Rio de Janeiro. Sem vocês nos municípios, a gente não consegue alcançar o protagonismo que o Rio de Janeiro precisa ter novamente em educação pública de qualidade – disse a secretária.

A educadora observou, ainda, que, em conversa com o governador Claudio Castro, foi orientada a não medir esforços e a criar laços.

– Ele falou em laços que perpassem essa gestão para que possamos deixar esse grande itinerário de compromissos e união para qualquer governo que passar por este estado.

Roberta Barreto também agradeceu à Undime por ter acreditado que esse é o primeiro passo para um grande regime de colaboração do estado com os municípios e falou ainda sobre a aplicação das provas e os resultados que estarão disponíveis para os educadores.

– Os resultados serão caminhos que levarão melhorias às escolas de cada distrito, de cada município. Chega de achismo na área da educação na história da educação. Educação se constrói e se faz com conhecimento e com dados. E vocês estão aqui para fazer a diferença. Agora, a tomada de decisão é toda de vocês, técnicos, dirigentes, gestores, professores em sala de aula. Vocês é que vão tomar as melhores decisões – finalizou a secretária.

O presidente da Undime e secretário de Educação de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana, Osório Figueiredo, observou que a iniciativa, que contou com a adesão de 100% dos municípios, estabelece um regime de colaboração muito importante.

 – A Seeduc tem participado muito das atividades dos municípios, o que antes não tínhamos. Hoje, temos uma preocupação desde a alfabetização até o Ensino Médio, o que também não existia. Temos uma nova secretária e uma nova proposta junto com a Undime.  Esse compromisso com a alfabetização é uma ação extremamente importante que já está dando muito certo. E esse resultado vai nos apresentar novos caminhos – disse o secretário.

Para professora Magda Sayão, secretária de Educação do município de Vassouras, Centro-Sul Fluminense, o estado está vivendo um momento único.

 – Essa é uma ação conjunta dos entes federados, da união do nosso estado, dentro desse sistema maior que nós chamamos de colaboração, acolhendo e abraçando seus 92 municípios. Que sigamos avante com essa iniciativa – afirmou Magda.

Alessandra Salgado, secretária de Educação de Cordeiro, Região Serrana, observa que o aluno não é só do município, mas também do estado.

 – Nossos estudantes seguirão para a rede estadual de ensino e esse regime de colaboração entre estado e municípios é muito importante para todos nós. É um benefício enorme o estado nos apoiar com toda a logística e material pedagógico, principalmente para os menores – destacou Alessandra.

Para o subsecretário de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Adriano Giglio, é uma oportunidade realmente importante para os municípios, junto ao estado, colaborarem no processo para ampliar a qualidade da educação a partir da alfabetização.

– A Seeduc tem um papel fundamental que deve ser muito valorizado pelos municípios. E por isso estamos aqui para ver resultados e iniciar esse processo a partir dessa avaliação. As nossas expectativas são muito elevadas para esse processo nos próximos anos – disse o subsecretário.  

A subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc, Joilza Rangel, agradeceu a todos que trabalharam para que a inciativa pudesse ser realizada.

– Estou muito feliz de fazer parte desse momento e perceber o envolvimento dos secretários municipais de Educação do nosso estado. Seguimos juntos, trabalhando para que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa e se tornem cidadãos protagonistas de um futuro melhor – celebrou Joilza.

Na área de Planejamento e Ações Estratégicas, a subsecretária Myriam Medeiros falou sobre o compromisso nacional da Criança Alfabetizada.

– A professora Roberta conduzirá todos os novos passos do compromisso nacional Criança Alfabetizada para as nossas redes, para os nossos municípios. Nosso desejo é vencer, superar os nossos grandes desafios. Fazer que cada criança esteja alfabetizada aos 8 anos de idade. Vamos comprovar que, com a união, com os esforços de todos, nós podemos mudar a realidade da alfabetização do nosso estado – afirmou Myriam.

Também estiveram presentes ao evento os subsecretários Executivo, Windson Maciel, e Administrativo, David Marinho; os superintendentes de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Rosana Mendes; de Planejamento e Integração das Redes, Carla Nasser Monnerat; de Desenvolvimento de Pessoas, Diego Ferreira; os coordenadores de Ensino Fundamental da Superintendência Pedagógica, Rita Manhães; de Relações Municipais, Renata Meirelles; e de Ciência e Dados, Ângelo Damaceno Hottz.

O evento contou, ainda, com uma apresentação de canto dos alunos da Escola Municipal GEO Edmundo Bittencourt, da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, e da participação de alunas da escola de formação de professores, Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (CEIAA), da rede estadual de ensino.

 

Sobre a avaliação AlfabetizaRJ

O processo avaliativo foi preparado para avaliar os conhecimentos adquiridos dos alunos sobre as disciplinas citadas e introduzidas durante o 1º ano do Fundamental. O objetivo foi verificar quais são os conteúdos que os alunos, de fato, aprenderam e quais são aqueles nos quais os jovens enfrentam dificuldades para assimilar. Dessa maneira, os gestores vão poder coletar informações importantes disponibilizadas para os profissionais de cada município, a respeito do domínio dos estudantes sobre determinado conhecimento, competência e habilidade.

A avaliação sobre a Língua Portuguesa analisou o processo de escrita e leitura dos alunos, identificando se eles possuem habilidades desenvolvidas para formar frases escritas e se compreenderam textos simples através da leitura. Já em Matemática, o objetivo foi verificar se os alunos estão muito distantes de alcançarem as habilidades matemáticas dessa etapa educacional.

Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ