Educação de Roraima promove semana de palestras sobre alimentação saudável em ambiente escolar

Roraima

20.02.2024

Para promover a educação nutricional nas escolas da rede estadual de ensino, a equipe de nutrição do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está com uma programação de ações com o tema “A importância da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar”.

As atividades iniciaram nesta segunda-feira, 19, para alunos da Escola Estadual Diva Alves de Lima e da Escola Estadual 13 de setembro e seguem até sexta-feira, 23. Ao todo, 10 escolas receberão a equipe.

“É importante que os alunos escolham alimentos de qualidade. Sempre falamos para eles que devemos ‘descascar mais e desembalar menos’, pois os alimentos industrializados possuem ingredientes desconhecidos que geram malefícios à saúde, como o sódio, açúcar e gorduras”, explicou a nutricionista da secretaria, Cinthia de Lima.

A Educação emerge como uma temática importante no ambiente escolar, promovendo a saúde e estímulo ao desenvolvimento sustentável. As palestras também visam difundir o conhecimento sobre a prevenção de doenças como hipertensão, obesidade e diabete.

 “Eu como todos os tipos de alimentos, desde os mais saudáveis aos industrializados. Depois desta palestra eu vou começar a rever meus hábitos, ver as comidas que estou conservando, diariamente e quais os melhores alimentos para a minha saúde”, disse o estudante do 6º ano do ensino fundamental, César Augusto.

SOBRE O DAE

O DAE é um Departamento da Seed responsável por desenvolver ações e programas que visam o suporte e o desenvolvimento integral dos alunos.

Dentro do Departamento existe a Divisão de Alimentação Escolar que desempenha ações de promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento educacional dos alunos como a nutrição adequada para o desenvolvimento cognitivo, combate à desnutrição e à obesidade, estímulo à frequência escolar, segurança alimentar e promoção de hábitos saudáveis.

CRONOGRAMA DE PALESTRAS

Data

 Escola

19 de fevereiro

Escola Estadual Diva Alves de Lima

Escola Estadual 13 de Setembro

20 de fevereiro

Escola Estadual São José

Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias

21 de fevereiro

Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães

Escola Estadual Raimunda Notado Freitas da Silva

22 de fevereiro

Colégio Estadual Militarizado Wanda Davi Aguiar

Colégio Estadual Militarizado Luiz Ribeiro de Lima

23 de fevereiro

Colégio Militar Estadual Cel. Derly Luiz Vieira Borges

Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed