Aluna da rede estadual com deficiência visual é aprovada em Letras na UFPI

Piaui

06.03.2023

Superando barreiras, a estudante de 20 anos, Vitória Cindy da Silva Menezes, deficiente visual, obteve uma conquista expressiva. A aluna da Unidade Escolar Lourival Parente, zona sul de Teresina, foi aprovada para o curso de Letras Português, na Universidade Federal do Piauí.  

A estudante relatou a felicidade de poder seguir o sonho de compartilhar conhecimento. “Foi uma sensação maravilhosa. É um sonho a ser realizado: o de ser professora e, assim, poder repassar o conhecimento para os alunos. É o que acho mais bonito nesta profissão e por isso escolhi Letras Português. Estou muito ansiosa para começar o ano letivo”, comentou. 

 Vitória sempre contou com o apoio incondicional da mãe, Deusa Araújo; do padrasto Elias Ferreira; e, em especial, da irmã Amanda Menezes, de 18 anos, que compartilhou a vida escolar auxiliando nas atividades. Amanda destaca que Vitória sempre foi dedicada e participativa em toda atividade escolar. “Eu fiquei imensamente feliz com a conquista dela. Sempre estudamos juntas em casa. Eu ficava no computador e ela ficava do meu lado fazendo as atividades”, conta a irmã. 

O apoio da Rede Estadual também fez a diferença na trajetória de Vitória Cindy. Na Unidade Escolar Lourival Parente, ela foi acompanhada pelos professores, participou do Projeto Enem, que englobou revisões aos sábados para preparação do Enem e atendimento psicológico motivacional da equipe multiprofissional da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), como relata a diretora da U. E. Lourival Parente, Jocielma da Silva Magalhães.  “Este resultado foi uma vitória, pois são alunos que vieram de um ciclo pandêmico em que demos toda a assistência.  Ficamos felizes com a aprovação dela e de outros cinco estudantes. Ela era uma aluna participativa nas atividades dos professores, adorava cantar nos eventos da escola e sempre buscava motivar os alunos tanto em simulados quanto em projetos voltados para o Enem na escola”, afirma.  

A estudante Vitória contou, ainda, com o apoio para as tarefas escolares da entidade Associação dos Cegos, no contraturno. “Minha mãe teve que trabalhar cedo para ter que sustentar eu e minha irmã. Quando era mais nova, ia para a Associação dos Cegos com a Vitória para a minha mãe poder ir trabalhar. Resolvia as coisas na escola, auxiliava com as provas, atividades, algumas coisas que envolviam documentos. Eu e Vitória sempre estudamos juntas e fomos matriculadas na Unidade Escolar Lourival Parente, uma escola maravilhosa, com equipe de professores excelentes e no final deu tudo certo. A Vitória foi aprovada”, acrescenta Amanda.  

Vitória deixa uma mensagem para todos que, por alguma dificuldade, pensem em desistir de um objetivo. “Na caminhada encontrei muitas dificuldades, mas no final a vitória veio e estou imensamente feliz", conclui a jovem, que também é formada em Inglês pelo Centro Cultural de Línguas - CCL.