Aluna da rede estadual é bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Paraíba

05.11.2015

A estudante Jordânia Rosely, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Lordão, foi agraciada com a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além dela, outros 34 alunos receberam certificados e menção honrosa pelo desempenho.

A aluna faz parte do projeto de Astronomia “Lordão além da terra”, orientado pelo professor de Física, Inajar Nascimento, que tem como objetivo estimular os alunos a desenvolver os conhecimentos da Física através da iniciação à Astronomia. Jordânia já coleciona medalhas e homenagens pela participação em outras olimpíadas, a exemplo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Campinense de Matemática (COM).

Jordânia ainda é secretária do Grêmio Estudantil Thiago Santo Silva e participa do Projeto Jovem Cidadão. Orientada pelo professor Robson Rubenilson, foi uma das finalistas do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, através da seleção de seu projeto de lei que defende a obrigação da implantação de um sistema de captação de águas nos projetos arquitetônicos dos programas de habitação popular. Ainda apresentou seu projeto na Feira de Ciências do Lordão e no I Encontro de Escolas ProEMI da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE). A aluna também faz parte do programa de iniciação à pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) - Organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira, são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio.

A OBA possui uma única fase e consistiu na realização de uma prova, realizada no dia 15 de maio. A Mobfog também tem uma única fase, que acontece na própria escola e consistiu no lançamento de foguetes de quatro tipos diferentes, conforme o nível do aluno. 

Ao final da OBA e da Mobfog, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome, além de medalhas. Todos os professores envolvidos no processo, os diretores e as escolas também recebem certificados.

http://paraiba.pb.gov.br/aluna-da-rede-estadual-e-bronze-na-olimpiada-brasileira-de-astronomia-e-astronautica/