Aluna da Rede Estadual é finalista na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Paraíba

20.11.2019

A estudante do 9º ano, Ana Maria Pereira da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Emília Oliveira de Almeida, em Campina Grande, é finalista na categoria ‘Crônica’ na 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP). Ana Maria e a professora Edvana dos Santos Vieira estiveram em São Paulo na semifinal e vão participar da final nacional que acontece dias 08 e 09 de dezembro, na mesma cidade.

A Olimpíada é um concurso para alunos de escolas públicas de todo o país, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita. As produções são divididas em cinco categorias: crônica, memórias literárias, poema, documentário e artigo de opinião. Neste ano, o tema da Olimpíada é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Sete escolas da Rede Estadual foram selecionadas para a etapa regional, na qual Ana Maria Pereira concorreu e foi selecionada como finalista com a crônica “Ah, malditos cinco minutos!”. As sete escolas estaduais da Paraíba foram selecionadas nas categorias Artigo de Opinião, Crônica, Documentário e Memórias literárias. Na Paraíba foram selecionadas 17 escolas, entre estaduais, municipais e Instituto Federal.

Na programação da etapa final, os participantes vão poder visitar pontos turísticos da cidade de São Paulo, além de participarem de palestras, debates com artistas e escritores e realizarem atividades voltadas para a produção de texto. Após a seleção dos vencedores, a organização promove um evento de premiação no dia 09 de dezembro, revelando os 28 alunos vencedores, juntamente aos professores, em uma celebração final realizada também na cidade de São Paulo.

Olimpíada – A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. Acontece em quatro etapas: municipal, estadual, regional e nacional.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/aluna-da-rede-estadual-e-finalista-na-olimpiada-brasileira-de-lingua-portuguesa