Aluna de escola pública do Ceará é premiada em Concurso Internacional de Cartas

Portal

22.05.2019

Uma carta direcionada a todas as Marias, numa referência às mulheres, e às conquistas de espaços dentro do contexto social. Essa foi a temática escolhida por Samilly Sanaelly Pereira Pontes, aluna da Escola de Ensino Fundamental e Médio ((EEFM) Getúlio Vargas , localizada em Farias Brito, região do Cariri, para participar da 48ª Edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. A estudante ficou em 3º lugar na etapa estadual do Concurso e será agraciada com a premiação de R$ 720,00, enquanto sua escola receberá R$ 1.200,00, para investimentos em projetos e ações que venham a contribuir para o sucesso da aprendizagem.

Promovida pela União Postal Universal (UPU) e realizada no Brasil pelos Correios, a iniciativa teve como tema “Escreva uma carta sobre seu Herói”.

Para Samilly, que acabou de entrar no Ensino Médio, e sempre teve vontade de escrever, a oportunidade significa progresso em sua vida. “É uma vitória para mim e a minha colocação é o mesmo que um 1º lugar. Escolhi o tema a partir de situações difíceis que acompanhamos todos os dias sobre as mulheres, como por exemplo, o feminicídio. Elas lutam por suas famílias e muitas vezes deixam de ser reconhecidas,” explica a aluna.

Sobre a classificação de Samilly, o diretor da Escola Getúlio Vargas, Emanuel Mateus, diz que é de suma importância para o crescimento da escola e da própria aluna. A Escola trabalha para o sucesso dos alunos e acredita no fortalecimento do protagonismo juvenil como caminho a ser seguido para que os objetivos sejam alcançados. “Mostra que não existe obstáculos quando queremos algo e que é possível demonstrar os talentos quando participamos ativamente do processo de ensino”.

No Brasil, o Concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. Há ainda a quarta etapa, fase internacional, sob a responsabilidade da UPU. Podem participar escolas das redes pública e privada, que selecionam, entre as produções textuais de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las. A melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, quando é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na última etapa.

21 DE MAIO DE 2019 

Ascom Seduc 
Arquivo pessoal Fotos