Aluna de Pequizeiro é representante da Regional de Guaraí no Canta Tocantins das Escolas Estaduais

Tocantins

27.09.2021

Emilly Vitória Ferreira Barbosa, que estuda no 5º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Bernardo Sayão, de Pequizeiro, é a campeã da etapa regional do Canta Tocantins das Escolas Estaduais pela Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Guaraí. A estudante, de 10 anos, venceu a votação popular no Instagram da competição e vai representar a Regional na etapa estadual.

O Canta Tocantins das Escolas Estaduais é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O projeto tem como objetivo incentivar a prática da arte musical e oportunizar a descoberta de novos talentos da música regional, promovendo o resgate de projetos artísticos estudantis.

A mãe, Karliane Ferreira de Souza, contou que a filha sempre demonstrou, por toda a cidade, o talento que possui. “A música sempre fez parte da vida dela, desde pequena ela canta em casa, e sempre mostrou facilidade nisso. Ela também se destaca na igreja, onde pode treinar o canto, além de cantar em toda a cidade, em eventos como formaturas, por exemplo”, ponderou.

Emilly destacou que está grata pela oportunidade de poder representar sua escola. “O meu sentimento é de gratidão à escola e à cidade que se mobilizou. Essa experiência eu vou levar para a minha vida, pois eu canto desde sempre e gosto de aprender música. Poder participar da final vai ser incrível”, apontou.

A equipe da DRE de Guaraí fará uma homenagem e a entrega do troféu para a Emilly na segunda-feira, 27, na unidade de ensino que ela estuda.

Além dela, também estão classificados para a etapa estadual do Canta Tocantins: Ludmilla Moreira Magalhães, pela DRE de Dianópolis; Letícia Miranda Carneiro, vencedora da DRE de Pedro Afonso; Wendel da Silva Moreira, primeiro colocado na DRE de Arraias; e Thamyres Alves de Lima, campeã da DRE de Miracema. Os vencedores das 13 DREs avançam para a próxima etapa.

Próximas disputas

Na segunda-feira, 27, iniciam-se as votações para a escolha do representante da Regional de Colinas. Na mesma data abrem as inscrições para os estudantes das escolas jurisdicionadas à DRE de Araguatins e o prazo é até o dia 1º de outubro.

Cada escola poderá inscrever um estudante, com o envio de um vídeo de até um minuto do estudante cantando uma música nacional sem instrumento musical nem recurso tecnológico para o e-mail cantatocantins@seduc.to.gov.br com os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido, autorização do responsável, caso seja menor de idade, termo de autorização de uso de imagem e voz e uma foto digital.