Aluna de Rondônia vai representar a Região Norte no Seminário Jovem Protagonista no Rio de Janeiro

conquista

05.04.2018

Pensar fora da caixa significa, de forma mais livre, “pensar sem estar amarrado a ideias convencionais”, é o que os alunos da Escola Estadual Murilo Braga têm feito através do projeto COM-VIDA, que tem como finalidade protagonizar e debater questões socioambientais na escola, com participação de estudantes, professores, trabalhadores em educação e gestores. O principal papel do COM-VIDA é contribuir para uma rotina participativa, democrática, motivadora e saudável na escola, promovendo assim o intercâmbio entre a escola e a comunidade.

Foi através do projeto que a estudante Jaíra de Paula virou referência na escola onde estuda há dez anos. Com apenas dezoito anos, Jaíra tem uma vida agitada e está sempre envolvida com algo, principalmente em causas sociais. O projeto existe há dez anos e eu gosto de estar engajada em causas sociais, principalmente no que se refere a qualidade de ensino, disse a estudante, referindo-se a mudança que os alunos da escola buscam para que o ensino seja cada vez melhor.

Preocupada com o futuro do ensino escolar, Jaíra se inscreveu para participar do Seminário Jovens Protagonistas, que tem como objetivoreunir jovens do país para discutir sobre o que pensam da escola e como gostariam que ela fosse. Durante o evento serão debatidas as melhorias do ensino educacional e dois alunos seriam selecionados para representar a região Norte. Antes da aprovação para participar do seminário, ela teve que passar por duas etapas: a primeira foi a avaliação curricular de participação nas atividades da escola e a segunda uma entrevista formal. Por ser uma aluna dedicada, Jaíra foi aprovada nas duas etapas e irá representar não apenas a região Norte mas também Rondônia, no seminário que acontecerá neste mês, no Rio de Janeiro. “Quero muito participar deste seminário e ter voz ativa para a melhoria do ensino na região Norte”, finalizou Jaíra de Paula.

Quando o aluno se coloca, por inteiro, dentro de uma jornada, com desafios, objetivos claros, intencionalidade, recrutando diferentes sentidos e com forte demanda emocional, o resultado final será surpreendente, pois aí se encontra o núcleo do engajamento dos mesmos. O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) tem investido para o fortalecimento do protagonismo juvenil nas escolas de Rondônia.