Aluna de Sergipe conquista 3ª colocação no Concurso de Redação do Senado Federal

Jovem Senador

09.10.2015

A estudante Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, que estuda no 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, foi a 3ª colocada no 8º Concurso de Redação do Senado Federal, que teve como tema “Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Ao todo, a comissão julgadora do Jovem Senador 2015 escolheu os três melhores textos do país, entre um total de 84.769 redações apresentadas ao projeto nessa edição.

Um pouco tímida, mas bastante comunicativa, Maria Clara ainda está tentando se acostumar com a notícia de que foi selecionada entre as três melhores redações, que ela ficou sabendo na quarta-feira, 7.

“Quando me ligaram de Brasília para dizer que fiquei na terceira colocação, fiquei bastante emocionada. Foi incrível”, disse.

Persistência

Essa é a primeira vez que ela participa do concurso, tendo sido orientada pelo seu professor, Denilson Melo Rodrigues. A aluna conta que por diversas vezes quase desistiu, mas que por causa do apoio que teve, persistiu e continuou a sua participação.

“Eu escrevia um texto, achava que estava ruim e desistia. Mas minha família, meus amigos e o professor me apoiaram o tempo todo, me incentivaram, então fui tentando até chegar a uma boa redação que pudesse concorrer”, explicou.

Ao todo, 16 alunos do Colégio Atheneu participaram, 12 dos quais foram orientados pelo professor Denilson Rodrigues. Durante todo o processo de preparação, ele incentivou Maria Clara a ler artigos, assistir a vídeos e produzir textos, a fim de ir apurando cada vez mais a redação.

“Penso que isso é um bálsamo para os alunos da escola pública, pois eles têm a oportunidade de mostrar o talento que possuem. No caso da Maria Clara, é um talento que desabrochou; e estou muito feliz por ela receber essa menção honrosa do Senado. Isso me emociona muito”, afirmou ele, que apostou no potencial de Maria Clara.

Ela destacou ainda que essa conquista é uma prova de que a educação pública também tem qualidade. “Pelos professores e por tudo o que nos é ensinado em sala de aula, isso mostra que a escola pública tem valor; que apesar de ser muito cansativo, a gente acaba vendo os bons resultados, não só na mudança do nosso pensamento, mas também em projetos como esse”, declarou.

Premiação

No dia 16 de novembro, a estudante e o professor estarão chegando em Brasília (DF), onde participarão da cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 17 no Senado Federal.

Neste dia, os alunos irão participar como protagonistas em uma sessão do Senado Federal. A legislatura terá início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal.

O diretor e um professor da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos, Minas Gerais, irão a Brasília para receber quatro computadores desktops de uso coletivo da instituição. A Escola Estadual de Ensino Médio Craveiro Costa, da cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, de Sergipe, também serão premiados, respectivamente, com dois e um desktop para uso coletivo.