Estudante é selecionada para intercâmbio do programa Jovens Embaixadores

Paraná

29.04.2022

A 20ª edição do programa Jovens Embaixadores (iniciativa da Embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil) selecionou 50 estudantes brasileiros das redes públicas de ensino para realizar, em julho, um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos, que inclui palestras, oficinas e reuniões com representantes do governo. Uma das selecionadas foi a paranaense Eloyse de Araújo Borguezani. A aluna de 17 anos estuda no Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, em Curitiba.

Entre os critérios de seleção dos alunos está o engajamento em iniciativas de impacto social em suas comunidades. O projeto que fez Eloyse se destacar foi a mentoria na equipe de robótica de seu colégio. Ela ajuda os membros do grupo com ideias de construção de projetos, orientações sobre regras de torneios, além do auxílio na pesquisa, programação e montagem de robôs. 

“Nos campeonatos, a equipe tem que construir robôs para fazer missões. Então, os mentores vão ao laboratório e ajudam em dúvidas, no projeto de pesquisa, a encontrar soluções para o problema, a buscar documentos, a falar com especialistas e a estudar o projeto”, explica Eloyse.

A aluna, que se engaja há anos com iniciativas de robótica e tecnologia, pretende ser engenheira e acredita que o intercâmbio pode ajudá-la a alcançar seus objetivos profissionais. “Estou super animada. Agora, estamos correndo atrás do passaporte”, conta.

Intercâmbio — Na edição de 2022, que celebra duas décadas do programa, a organização retoma as atividades presenciais no exterior, após duas edições remotas. O intercâmbio tem duração prevista para 1º a 17 de julho, com os custos pagos pelo governo norte-americano.

Os estudantes passarão pela capital dos Estados Unidos, Washington, D.C., e poderão acompanhar a celebração da Independência, em 4 de julho. Depois, serão divididos em grupos menores que seguem para outras cidades, onde participarão de oficinas de liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano e visitas a escolas da região. Eles também serão convidados a realizar apresentações sobre o Brasil.

Jovens Embaixadores — O programa Jovens Embaixadores, que já levou mais de 700 brasileiros aos Estados Unidos, seleciona anualmente jovens entre 15 e 18 anos que sejam estudantes do ensino médio da rede pública no Brasil. Entre os critérios de seleção estão perfil de liderança, bom desempenho acadêmico, conhecimento em inglês e engajamento em ações de impacto e empreendedorismo social.

Edições anteriores — Em 2021, a estudante da rede estadual Kétlyn Victoria Turetta foi uma das 33 selecionadas pelo programa, em virtude de seu projeto científico de caldas orgânicas que substituem agroquímicos em plantações. Já em 2020 e 2019, a rede estadual teve dois estudantes selecionados em cada edição.