Alunas de Anisio de Abreu/PI participam do Parlamento Jovem

Piaui

15.08.2017

Foi divulgado nesta segunda-feira (14) os estudantes escolhidos para representarem seus estados Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), e pela primeira vez o Piauí terá como representantes duas alunas da mesma unidade de ensino do município Anísio de Abreu. As estudantes da Unidade Escolar Leticia Santos, Larissa Santos, 3º ano do ensino médio, e Miriã Pereira, do 2º ano tiveram seus projetos escolhidos e irão conviver durante uma semana com a rotina dos parlamentares em Brasília.

Em sua 14ª edição do  PJB, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a análise de 38 projetos, sendo que a U.E. Letícia Macedo enviou dez projetos para serem analisados. 

Participando pela primeira vez do PJB, a aluna Larissa dos Santos Almeida, foi selecionada com o projeto que exige a titulação mínima de doutorado para assumir cargos ministeriais, sendo a análise de títulos determinante para assumir ministérios. O projeto determina ainda que para um Projeto de Lei ou Medida Provisória seja votada na Câmara Federal e Senado, deve ser aprovado primeiramente no Ministério correspondente à aplicação da lei.  

"Estou muito feliz pela aprovação, pois terei a oportunidade de mostrar na Câmara Federal a minha vontade de contribuir para melhorar o país. Meus professores e amigos deram total apoio na orientação. O PJB está sendo fundamental para o desenvolvimento de meus conhecimentos sobre política e o funcionamento do poder legislativo", ressaltou a estudante do 3º ano do ensino médio.

Já o outro projeto escolhido foi voltado para a área da educação e teve autoria da aluna Miriã Pereira da Silva Oliveira, que recebeu a noticia junto aos amigos. 

O projeto trata sobre uma Emenda Constitucional, o qual acrescenta os Art. 59-A e 59-B ao Capítulo V da Lei Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), que estabelece as diretrizes da educação nacional, determinando que as secretarias de educação ofertem cursos de espacialização na área de educação especial inclusiva para professores titulares atuantes. E ainda acrescenta na matriz curricular dos cursos de licenciatura um semestre a mais voltado para a educação especial inclusiva.

"Nos reunimos, desejamos boa sorte a todos e depois de saber o resultado começamos a comemorar. Estou muito feliz pela conquista e ao mesmo tempo ansiosa, pois irei expor minhas ideias e propor melhoras a educação, sobretudo a educação especial inclusiva. É a primeira vez que participo do Parlamento Jovem Brasileiro. Eu já aprendi muito com este programa, e creio que aprenderei muito mais na Câmara Federal junto aos outros jovens do Brasil", finalizou a aluna. 

Seleção de projetos PJB

Para a seleção dos projetos a Seduc recebe os direcionamentos junto a Câmara Federal sobre a criação dos projetos de lei que devem seguir critérios de relevância âmbito nacional, ineditismo ou continuidade de projetos existentes na Câmara.

A coordenadora do Parlamento Jovem da Seduc, Regina Monteiro, informou que a Comissão Estadual do PJB realiza a mobilização dos alunos por meio de um trabalho pedagógico de incentivo com palestras, oficinas e a participação dos alunos nas edições anteriores falando um pouco da experiência de ser parlamentar.

"Com a divulgação dos pré-selecionados, a Seduc atua junto aos alunos na participação do curso online disponibilizado pela Câmara sobre os projetos nas comissões, análise e tramitação legislativa, além de preparar a defesa do projeto. E com este resultado a escola, o município estão em festa pela conquista das alunas, sendo que é a primeira vez que temos estudantes da mesma escola selecionados para o PJB, isto é inédito em todas as edições que participamos", ressaltou a coordenadora.