Aluno de Rondônia é convidado a integrar delegação brasileira em evento na Argentina

Educação

18.07.2019

O projeto científico do estudante Gabriel dos Santos Mota, 18, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia do distrito de Jaci-Paraná (CTPM-III) e do Centro de Ciência e Tecnologia de Nova Mutum Paraná, conquistou o terceiro lugar no Expo Nacional Milset Brasil, realizado em Fortaleza (CE), em maio último, e obteve o credenciamento para participar como integrante da Delegação Oficial do Brasil, no AMLET (Milset América Latina) que acontecerá de 2 a 6 de novembro de 2020 em Santa Rosa (La Pampa), Argentina.

Mota construiu um sensor inovador e de baixo custo para detecção de vazamento de gás que dispara alarme a partir da detecção de vazamento de gás GLP, com alcance do som de até 12 metros e duração de 10 segundos, acende uma lâmpada LED vermelha e aciona uma válvula para travar o botijão de gás.

Além de GLP, o equipamento criado por Gabriel detecta também a presença de outros gases, como propano, metano e hidrogênio. No caso de vazamento de gás, o sensor vai enviar uma mensagem pela internet para o dono da casa, que assim fica sabendo do problema em tempo real.

Gabriel foi selecionado para expor o trabalho depois de se destacar entre cerca de 100 projetos e conquistar o primeiro lugar na edição 2018 da Feira de Rondônia Científica e de Inovação Tecnológica (Ferocit), promovida pelo governo de Rondônia, na categoria Ensino Médio.

O estudante, no projeto, foi acompanhado da sua Orientadora e Coordenadora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) de Nova Mutum Paraná, professora Ailnete Mário do Nascimento.

Inaugurado em novembro de 2018, o CCT funciona sob a coordenação pedagógica do Colégio Tiradentes da Polícia Militar II, gerido pela Secretaria da Educação de Rondônia, e é fruto de parceria com a Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Gabriel sonha em fazer curso técnico de Mecatrônica e depois curso superior na mesma área.