Alunos da Escola Jacimar da Silva Gama iniciam atividade do projeto Academia Stem

Amazonas

21.06.2023

Estudantes da 1ª série, do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Jacimar da Silva Gama, em Petrópolis, zona Sul, participaram da primeira aula do curso “Tecnologias Digitais e Indústria 4.0”,  do projeto Academia Stem. O projeto, com carga horária de 20 horas, é realizado pela Samsung em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

STEM é a sigla de Science, Technology, Engineering and Mathematics, em tradução livre "Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática", e alinhados aos Espaços Makers, que são laboratórios de robótica da Secretaria de Educação, os mentores têm o objetivo de educar e incentivar os alunos nas áreas de Ciências Exatas. 

 

O professor da UEA e da Academia Stem, Rodrigo Souza, falou sobre a programação e destacou a importância do projeto em aproximar os estudantes dessas áreas disciplinares de forma lúdica e divertida.

 

“Apresentamos para eles, no primeiro momento, basicamente qual a proposta do projeto Academia Stem. A ideia de trabalhar com eles nesse espaço Maker é tentar desmistificar que Ciências da Natureza, Matemática, Física e Química são ciências difíceis de aprender e a gente pode aprender de uma maneira mais leve, lúdica e  fazendo por meio de projetos”, explicou o professor.

 

As aulas 

 

O curso será dividido em três dias, onde cada um contará com uma proposta diferente e todos serão orientados por estudantes em formação da UEA. 

 

No primeiro, foi realizada uma introdução do que é o projeto Academia Stem, alguns trabalhos introdutórios de conceitos como Indústria 4.0 e robótica, além de algumas dinâmicas. 

 

Já no segundo dia ocorrerá a parte prática onde os alunos terão introdução à programação, utilizando ferramentas gratuitas da internet, eletrônica e robótica, em que realizarão um experimento.

 

No terceiro e último dia, o curso finaliza com a área de programação e design utilizando as ferramentas de impressora 3D e corte laser.

 

Um dos mentores do projeto e estudante de Engenharia de Controle e Automação, Matheus Medeiros, falou sobre o sentimento dele como estudante universitário em estar ministrando essas aulas para estudantes do Ensino Médio.

 

“É algo sensacional e incrível. Infelizmente, ainda há uma defasagem muito grande de informação, levarmos isso e ver as crianças e os jovens se interessando por isso é algo extraordinário”, falou o mentor.

 

A Programação

 

Utilizando dois laboratórios que se locomovem em carretas e suportam até 40 alunos, o projeto Academia Stem visita diversas escolas, em Manaus e no interior, e se instala para capacitar os estudantes. 

 

O projeto está sendo desenvolvido, atualmente, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Djalma da Cunha Batista e na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra. O projeto já passou por Presidente Figueiredo (117 quilômetros de Manaus) e Iranduba (distante a 27 quilômetros de Manaus).

 

Uma das estudantes participantes do projeto Fernanda Ysabelly Gomes, de 15 anos, contou sobre o dia e como o projeto trouxe informações que ela não sabia.

 

“Eu achei a experiência muito boa. Eu sempre gostei de coisas relacionadas à tecnologia e tem coisas que eu não sabia. Eu sempre fui mais pela internet e nunca tinha procurado pesquisar, agora que fiquei sabendo eu vou me aprofundar mais no conteúdo”, contou a estudante.

 

Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto