Alunos da escola André Vidal de Araújo promovem exposição de Biologia sobre os sistemas do corpo humano

Amazonas

22.06.2023

Estudantes do 2º ao 7º ano, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, realizaram uma apresentação e exposição sobre os sistemas do corpo humano. A atividade marca o término do 2º bimestre e a exposição fica montada até esta sexta-feira (23/06), no turno matutino. 

Orientados pela professora de biologia Renata Barros, os alunos desenvolveram um álbum ilustrado e diversos protótipos para apresentar aos outros estudantes da escola, a partir das aulas e de pesquisas.  A professora destacou a empolgação dos alunos em desenvolver a atividade e como ela acredita que os estudantes foram beneficiados com a ação. 

“Os alunos estavam bem empolgados participando. Inclusive, estavam pedindo para expor os trabalhos e queriam mostrar a produção deles. Quando os estudantes conseguem mostrar na prática o que aprenderam, significa que sim, o resultado foi alcançado”, disse a professora.

Sensorialidade

Durante a divisão para apresentação e exposição, os estudantes surdos e com dificuldades auditivas ficaram com a mostra dos órgãos dos sentidos.

Durante a apresentação, eles utilizaram a linguagem de sinais para explicar o trabalho junto a intérprete Simone Barroso e também desenvolveram uma atividade sensorial com os participantes, em que eles tinham que experimentar sensações e sabores. 

A gestora da escola, Suzy Vidinho, falou sobre a ideia de realizar uma produção diferente que pudesse ser divertida para os alunos e que todos pudessem participar. 

“A professora Renata compartilhou a ideia da metodologia diferenciada em uma conversa informal e percebemos como essa abordagem seria atrativa para os estudantes, o que de fato foi. Os alunos surdos se sentem valorizados em poder participar e apresentar com segurança,  pois são acolhidos por toda a comunidade escolar,  tendo um acompanhamento todo especial por parte da intérprete Simone Barroso. A nossa escola está caminhando diariamente rumo à inclusão em sua essência”, explicou a gestora.  

Fotos: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto