Alunos da Rede Estadual apresentam trabalho na II Feira de Ciências do Norte Capixaba

Secretaria de Estado da Educação do ES

03.06.2019

Com foco na preservação ambiental marinha, os alunos da Escola Estadual Antônio Engracio da Silva, de Serra, Davi Alves Silva e Warlley Neumann Domingos, criaram uma maquete simulando um robô que teria como objetivo coletar resíduos plásticos no mar. A criação dos estudantes foi apresentada na II Feira de Ciências do Norte Capixaba (FECINC), promovida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus. A feira foi realizada entre os dias 29 a 31 de maio.

Davi e Warlley fazem parte do Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e desenvolveram a maquete com o intuito de, futuramente, criar um robô que efetivamente realize a proposta, que é contribuir com o meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido com tutoria da professora Simone Clarindo, que é do segmento de robótica educacional do Núcleo. “A proposta inicial do projeto era apenas a conscientização sobre poluição dos mares, visto que, anualmente, cerca de oito milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos, todavia, os estudantes se propuseram a ir muito além e chegamos até a Feira”, disse Simone.

A maquete dos estudantes ficou com o 1º lugar entre os projetos da área de engenharia; 1º colocado geral entre os finalistas e foi destaque entre os projetos do município de Serra.

Texto: Cícero Giuri