Alunos da rede estadual de educação se classificam para Olimpíada Internacional de Matemática nos EUA

Rio de Janeiro

26.04.2023

O Projeto Sala de Aula Invertida, com metodologia de aprendizagem de matemática baseada em desafios, é desenvolvido no Colégio Estadual Marechal Zenóbio, em Nilópolis, e segue a tradição de transformar a vida de estudantes da Baixada Fluminense com o ensino diferenciado da disciplina. Em julho deste ano, mais seis alunos do colégio desembarcarão em Nova Iorque, nos Estados Unidos, para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, onde vão disputar com integrantes de mais 50 países.

Para se classificar, os integrantes realizaram uma prova que contou com a participação de 200 alunos de todo o Brasil. A seletiva classificatória terminou com 70 selecionados que vão realizar a fase final em solo americano.

O Colégio Estadual Marechal Zenóbio é reconhecido pelo alto desempenho dos seus alunos em competições nacionais e internacionais de Matemática. Em 2019 e 2022, por exemplo, quando foram à China, conquistaram duas medalhas, de bronze e ouro.

Gabriel Miranda, de 17 anos, é aluno da 3ª série do ensino médio. Nunca saiu do Brasil. Ele conta que está muito feliz e confiante para trazer mais medalha para o colégio. Todos nós estamos ansiosos por essa viagem e disputa. Não mediremos esforços”, falou o estudante. 

Fernando Rocha é o professor responsável pela criação e, desde 2018, coordena o projeto. Ele destaca que, desde que o projeto começou todos que participaram tiveram suas vidas transformadas. 

“Todos estão bem-sucedidos nas suas carreiras. Já conseguimos trazer mais de 200 medalhas. Estamos muito felizes com essa oportunidade. A expectativa é grande para que nossos alunos tragam o ouro para o Brasil. Agora, é focar. Nossos classificados vão começar um treinamento intensivo até as vésperas da viagem”, disse o professor.

Foto: Sandra Barros- Seeduc-RJ