Alunos da rede estadual do Amazonas conquistam 54 medalhas na Obmep 2023

Amazonas

27.12.2023

A rede estadual de ensino encerrou a 18ª edição da  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) com 54 medalhas conquistadas a nível nacional. Foram cinco medalhas de ouro, 12 de prata e 37 de bronze. Os resultados, conquistados por estudantes em onze municípios do Amazonas, dão direito aos alunos medalhistas a participarem do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com bolsa de R$300 mensais, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Governo Federal. 

 

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem o objetivo de proporcionar ao aluno o exercício do raciocínio lógico-matemático. As provas da segunda fase da Obmep 2023 foram compostas por seis questões discursivas, diferente da primeira fase, quando as provas tiveram 20 questões objetivas. 

 

Mais de 10,9 mil alunos da rede estadual participaram da segunda e última fase da Obmep, a derradeira antes do resultado das medalhas. Na capital, 159 escolas estaduais receberam os discentes, e foi necessário uma força-tarefa para organização e mobilização para a prova, como explicou a secretária executiva adjunta da Capital, da Secretaria de Educação,  Rute Lima. 

 

“Inicialmente, houve todo o trabalho da Secretaria de Educação em divulgar e incentivar a participação das nossas escolas. Na sequência, houve a ação das nossas Coordenadorias Distritais em assessorar nossos professores, na promoção de diálogos e pensando em estratégias pedagógicas. Uma missão complexa e desafiadora. Os resultados são frutos dessa parceria”, destacou a secretária. 

 

Desempenho exitoso

 

No interior do estado, o destaque ficou por parte do aluno Victor Gabriel Groth, 13, que é aluno da Escola Estadual (EE) Professora Maria Curtarelli Lira, em Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus). O estudante, que está indo para o 8º ano do Ensino Fundamental em 2024, conquistou medalha de ouro a nível nacional nesta 18ª edição da Obmep. 

 

Victor Gabriel, que já tinha sido medalhista de prata na Obmep de 2022, falou sobre a alegria de ter representado o Amazonas com êxito na prova. 

 

“Me senti orgulhoso, muito feliz mesmo. Recebi, na escola, orientação do professor Paulo Julião, que nos ensinou sobre o conteúdo da prova. Matemática é uma das minhas matérias favoritas, junto de Ciências e História. Meu sonho é ser engenheiro, gosto muito de números, computadores”, destacou o docente. 

 

As medalhas conquistadas por alunos do interior do estado vieram dos municípios de Anori, Apuí, Autazes, Borba, Coari, Iranduba, Manacapuru, Novo Aripuanã, Parintins e Tefé. 

 

Além das 54 medalhas, a rede estadual também conquistou 434 menções honrosas, que resultam em certificados enviados aos alunos pela própria equipe organizadora  da Obmep. Mais de 18 milhões de estudantes realizaram a Obmep em 2023 em todo o país.  

 

FOTOS: Arquivo Pessoal/ Vera Groth