Alunos da rede estadual ganham prêmio Pesquisador CNPQ

Paraíba

09.11.2015

A Escola Estadual Presidente João Goulart participou, entre os dias 26 e 30 de outubro, da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MostraTec), que aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Os alunos Esequiel Costa e Samara Cardoso, orientados pelo professor de física Jeimes Ferreira, apresentaram o projeto “Utilização de garrafas pet como complemento na construção civil” e ganharam o Prêmio Pesquisador CNPQ, que fornece bolsa de iniciação científica para dar continuidade à pesquisa e publicação da mesma em revista internacional.

“Uma das formas de reciclar garrafas PET pode ser direcionada à construção civil, pois o aproveitamento destes materiais torna-se um meio viável para diminuir o acúmulo de lixo gerado pela sociedade, minimizar o gasto financeiro excessivo do poder público, das iniciativas privadas e ONGs nas construções de pavimentos. O referido projeto demonstrou que a compatibilidade do baixo custo, minimização de impactos ambientais e aumento na qualidade de vida das pessoas são possíveis para reduzir cerca de 50,63% no custo dos blocos”, afirmou o professor Jeimes Ferreira, completando que o projeto agora vai representar o Estado da Paraíba na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2016 na Universidade de São Paulo (USP) em março.

Paraíba na Mostratec - Na edição de 2014, as alunas Rayhanne Maria Jatobá e Karoline Oliveira Ribeiro, ambas da Escola Estadual Presidente João Goulart, de João Pessoa, conquistaram o primeiro lugar na área de Gerenciamento do Meio Ambiente na MostraTec.

As alunas apresentaram o projeto “Análise das ilhas de calor no município de João Pessoa/PB: crescimento urbano, variações térmicas e possíveis soluções”, orientado pela professora Rafaelle Souza, o qual analisa o campo térmico da capital e propõe minimização de seus efeitos, começando pelo ambiente da escola onde as alunas estudam.

Mostratec - Feira de Ciência e Tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico.

A Mostratec conta com a participação de 376 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET (Seminário Internacional do Ensino Técnico), Mostratec Júnior,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

http://paraiba.pb.gov.br/alunos-da-rede-estadual-ganham-premio-pesquisador-cnpq/