Alunos da rede estadual participam do segundo Aulão do Enem

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

08.07.2019

Mais uma turma de alunos de escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana intensificou seus estudos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (6/7), dia em que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou o segundo Aulão do Enem, no campus Barro Preto do Centro Universitário UNA.

Os conteúdos abordados foram “Ciências Naturais – Química”, “Ciências Humanas – História”, “Linguagem” e “Matemática”. Os alunos que estiveram presentes participaram  de todas as aulas, uma vez que foram distribuídos em salas pelas quais todos os professores passaram. Os professores foram cedidos pelo curso preparatório Chromos, bem como o espaço para as aulas foi disponibilizado pela instituição de ensino superior, ambos parceiros da SEE/MG para essa iniciativa.

O estudante Kaio Felipe Cezário, que cursa o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Maestro Villa Lobos, em Belo Horizonte, participou do Aulão junto com outros cinco colegas e achou proveitoso. “Foi muito bom participar dessa atividade, principalmente para quem não tem oportunidade de fazer um curso preparatório. Estudo em casa para o Enem e certamente os conteúdos revisados no Aulão só acrescentam na minha preparação”, disse o jovem, que pretende cursar Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O próximo Aulão do Enem está programado para acontecer no dia 31 de agosto. Os conteúdos a serem trabalhados com os alunos serão “Ciências Humanas – Geografia”, “Ciências Naturais – Biologia”, Linguagem e Matemática. O link de acesso à inscrição será disponibilizado semanas antes da data prevista.

O Aulão do Enem é organizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e tem o objetivo de reforçar a preparação dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, a pasta conta com a parceria com Centro Universitário Una, que cede o campus Barro Preto, e com o Chromos Preparatório, que disponibiliza professores para as aulas.

O Enem

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), foram confirmadas mais de 5 milhões de inscrições de candidatos de todo o país. Deste total, mais de 534 mil são mineiros. As provas do Enem serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em dois domingos: nos dias 3 e 10 de novembro.

No primeiro dia do Exame serão as provas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia do exame serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5h de duração.

Possibilidades

As notas do Enem permitem ao estudante se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. No caso de o aluno optar por universidades privadas, o Enem é necessário para acessar as modalidades de financiamento ofertadas pelo Governo Federal como, por exemplo, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) que oferta bolsas de estudo. Outra modalidade que também tem como pré-requisito a realização do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).