Alunos da rede estadual participam dos jogos da Copa América no Mineirão

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

26.06.2019

A partida entre as seleções do Equador e do Japão pela Copa América, realizada na noite desta segunda-feira (24/6), no Mineirão, terminou empatada em 1x1. Mas para cerca de 20 alunos de escolas estaduais de Belo Horizonte a noite foi de vitória. Eles participaram da cerimônia de início da partida, levando as bandeiras dos países até o campo ou entrando de mãos dadas com os jogadores. Alegria e emoção que podiam ser sentidas em cada rosto.

A ansiedade já era grande antes mesmo de pisar no gramado. Na área reservada para as crianças, entre brincadeiras, risos e conversas, os alunos contavam os minutos para a cerimônia de entrada no gramado. Até o Zizito, mascote da Copa América, apareceu para alegrar ainda mais as crianças. Além dos alunos da rede estadual, crianças de outras redes de ensino participaram da iniciativa.

Cauã Rheris Ribeiro, de 14 anos, é aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Tomás Brandão. Ele conta que já esteve no Mineirão em outras oportunidades torcendo para o time do coração, mas que foi a primeira vez que visitou o estádio por dentro. “Já nos ensaios, quando pisei no gramado, senti um frio na barriga. Quando vi o tamanho do Mineirão, fiquei muito impressionado”, afirmou.

A aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Maurício Murgel, Layssa Rodrigues de Paula, também entrou em campo com os estudantes responsáveis por levar as bandeiras. “Eu já estive no Mineirão, mas é diferente quando você entra em campo. Está sendo uma experiência muito legal.”

Novidade

Para alguns alunos da rede estadual participar dessa iniciativa foi algo ainda mais especial, por ser a primeira vez que entraram no estádio e por conhecer as dependências do Mineirão. A aluna do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Tomás Brandão, Larissa Roberta de Souza, de 12 anos, conta que sempre gostou de futebol e que adorou a experiência. “É a primeira vez que venho ao Mineirão. Estou achando muito legal. Nunca imaginei que teria essa oportunidade. Entrei com a bandeira do Japão”, falou.   

Bianca Emanuelly de Oliveira, de 8 anos, também foi ao Mineirão pela 1º vez. Ela é aluna do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Aarão Reis e não escondia a felicidade. “Estou achando o máximo. Fiquei muito emociona. Fiquei muito feliz”, relatou. Ela que entrou de mãos dadas com o goleiro da seleção do Equador.

O aluno da Escola Estadual Tomás Brandão, Miguel Rodrigues, entrou em campo com a bandeira do Equador. Para ele, a sensação de estar no estádio pela primeira vez foi ótima. “Deu tudo certo. Nós ensaiamos um pouco antes e na hora que começou nem acreditei. Adorei.”

Parceria  

Cerca de 140 alunos de dez escolas estaduais de Belo Horizonte participaram da cerimônia de início dos quatro jogos da fase de grupos da Copa América que foram realizados na capital mineira. A iniciativa foi uma ação do departamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o CBF Social, de fomento das ações de responsabilidade social por meio do esporte, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Cada estudante foi para o estádio com o seu responsável.