Alunos da Rede estadual retornam após seis meses de intercâmbio nos Estados Unidos

Secretraia de Estado da Educação do ES

18.06.2019

Após seis meses nos Estados Unidos, os 25 estudantes contemplados pelo Programa Intercâmbio Sedu, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), retornaram neste sábado (15). O grupo, que chegou durante o período da tarde no Aeroporto de Vitória, foi recepcionado em meio a muita emoção de familiares e amigos.

Wildson da Silva, pai de um dos intercambistas, destacou que ver o filho ter essa oportunidade foi gratificante, pois era “um sonho realizado”. Para muitos estudantes, essa era uma oportunidade única, assim como conta Andrezza Reis, aluna do Centro Estadual de Idiomas de Vitória. “Esses meses foram mágicos, valeu muito a pena. Tive a oportunidade de viver coisas que nunca imaginei que poderia viver”, disse.

Os alunos fizeram intercâmbio na modalidade High School e vivenciaram uma nova cultura, com oportunidade de aprender ainda mais a língua inglesa. Ao longo de um semestre acadêmico, os alunos ficaram hospedados em casas de famílias nativas acostumadas a receber adolescentes e jovens estrangeiros. Eles também participaram de passeios turísticos e culturais para conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.

Intercâmbio Sedu

O programa Intercâmbio Sedu é realizado desde 2010 e tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI) com bons resultados no curso a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio e aprimorar o idioma.

A maioria dos participantes de edições anteriores do programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros trabalham como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares. Também atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto e em outras atividades nas quais o inglês e espanhol são imprescindíveis para ingresso.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) com o objetivo de oportunizar aos estudantes da rede pública estadual de ensino o aprofundamento dos estudos em outro idioma – Inglês ou Espanhol, para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

Atualmente há unidades na Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), bem como em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus e Colatina. São mais de 6.300 alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino são atendidos.