Alunos da rede estadual são premiados no concurso Canguru de Matemática 2023

Amazonas

08.06.2023

Alunos das escolas da rede estadual de ensino do Amazonas foram destaques no Concurso Canguru de Matemática 2023. A competição rendeu medalhas de ouro, bronze, prata e menções honrosas aos estudantes. O concurso internacional reúne alunos do 3° ano do Ensino Fundamental até alunos da 3ª série do Ensino Médio, e tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.

Entre as escolas que se inscreveram e participaram da competição estão: Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella; Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho; Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM - V); Escola Estadual (EE) Maria Amélia do Espírito Santo; Ceti Marcantonio Vilaça II; EE Almirante Ernesto Mello Baptista; EETI Machado de Assis; EE Irmã Adonai Politi; EE Amelia Bittencourt Cardinale; EE General Sampaio; EE Itacyara Nogueira Pinho; entre outras. 

O EETI Petrônio Portella participou do Concurso Canguru pela primeira vez esse ano. A inscrição resultou em dez alunos premiados, sendo duas medalhas de prata, três medalhas de bronze e cinco honra ao mérito. O professor Alan Lira falou sobre a  nova experiência, tanto para a escola quanto para os alunos.

“Como primeira participação acredito que foi um bom resultado. Não sabíamos como seria a prova, mas vamos continuar incentivando nossos alunos a participarem de concursos e olimpíadas para obterem bons resultados que virão conforme o desempenho e a dedicação de cada um,” afirmou o professor. 

Tradição

O Ceti Gilberto Mestrinho também teve quatro estudantes premiados, sendo uma medalha de prata, duas de bronze e uma honra ao mérito. O Ceti já possui um histórico de participar de competições e olimpíadas, como o Canguru. A gestora da escola Larissa Thamys falou sobre a empolgação dos alunos e sobre o incentivo da escola para que os alunos participem. 

“A escola tem se esforçado nos últimos anos para poder proporcionar aos alunos essas oportunidades. Fizemos uma pré-seleção com o apoio de nossos professores de matemática, e convidamos os alunos que tinham interesse. Os mais velhos sabem da importância, já os mais novos ficam entusiasmados, pois, para muitos é a primeira vez que participam. Eles ficaram muito felizes e nós ainda iremos promover a entrega dos certificados para eles”, contou a gestora. 

Conquistas

A Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM - V) também foi premiada com cinco medalhas de ouro, oito medalhas de prata, seis medalhas de bronze e uma honra ao mérito. A EE Maria Amélia teve uma medalha de prata, uma de bronze e três honra ao mérito. O Ceti Marcantonio Vilaça II conquistou seis ouro, sete prata, dez bronze e 21 honra ao mérito.

Na EE Almirante Ernesto foram uma prata, quatro bronze e duas honra ao mérito. EETI Machado de Assis, uma medalha de prata.  EE Irmã Adonai Politi, um ouro, nove bronze e seis honra ao mérito. EE Amélia Bittencourt, um bronze; EE General Sampaio e EE Itacyara, duas honra ao mérito, cada. 

O Canguru

Originado na França e sendo administrado pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF), o Concurso Canguru é considerado a maior competição matemática do mundo, com mais de seis milhões de participantes por ano, nos mais de 80 países.

Com o intuito de favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, além de  aproximar os alunos do universo da Matemática, o concurso acontece no Brasil desde o ano de 2009.

No ano de 2022, o número de estudantes premiados no Amazonas aumentou em 28% sendo a segunda maior porcentagem dos últimos quatro anos com destaque para os estudantes do 5° ao 8° ano do Ensino Fundamental que, não só cresceram em número de inscrições, como também em número de premiações. 

Fotos: Arquivo Pessoal