Alunos da rede estadual se preparam para a prova do Saeb

Rio de Janeiro

02.11.2023

Fotos: Sandra Barros - Seeduc-RJ

Estudantes de diversas regiões da rede pública estadual se preparam para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre os dias 6 e 17 de novembro. Responsável pelo exame em todo o estado, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) considera a aplicação da prova fundamental para fazer um diagnóstico da rede e preparar novas ações. 

Os alunos poderão consultar o dia e o horário de sua avaliação diretamente nas escolas onde estudam, já que o agendamento será feito de acordo com sua realidade.

A superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Seeduc, Rosana Mendes, diz que o resultado do Saeb irá nortear as ações da Seeduc, a fim de superar as dificuldades já para 2024.

— O Saeb fornece dados e informações precisas sobre o desempenho dos estudantes, escolas e redes de ensino, que são essenciais para a melhoria da qualidade da educação no estado do Rio de Janeiro e no país, especialmente quando se trata dos alunos da Educação Básica. Com base nesses resultados, é possível identificar áreas problemáticas que precisam de atenção especial, bem como identificar boas práticas que podem ser replicadas para melhorar o ensino — afirma Rosana.

A prova é voluntária, mas a Seeduc destaca que a participação dos alunos é fundamental. Disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas a todos os participantes, enquanto Ciências da Natureza e Ciências Humanas são optativas para algumas séries do Ensino Fundamental, sendo um caderno de provas para cada disciplina.

A avaliação é conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Apesar da nova edição do Saeb ser somente em 2025, a Seeduc já está trabalhando com foco nesta etapa. De acordo com a superintendente Rosana Mendes, os preparativos para melhorar a qualidade do ensino já começaram e vão usar o resultado do Saeb para preencher as lacunas do ensino que serão apontadas em breve.