Alunos da rede estadual selecionados para estudar na Fundação Matias Machline já estão em processo de matrícula

Amazonas

03.02.2023

Os 368 estudantes da rede pública de ensino que foram contemplados pela parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Fundação Matias Machline (FMM) já estão em fase de matrículas e começam as aulas na segunda-feira (06/02). O convênio firmado pelo governador Wilson Lima garante aos estudantes da rede pública ingressar no Ensino Médio técnico oferecido na fundação.

Os responsáveis pelos estudantes precisam ir, presencialmente, à Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Djalma da Cunha Batista, localizada na avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona sul, para o processo de matrículas.

Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência (aluno e responsável), histórico escolar, certificado de conclusão ou declaração de aprovação do 9º ano do Ensino Fundamental.

Além dos documentos, um dos critérios para a efetivação da matrícula é a entrega de exames médicos do estudante, que podem ser apresentados até o dia 28 de fevereiro. Os exames são: tipagem sanguínea, eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia e EAS.

De acordo com a secretária executiva adjunta pedagógica, Arlete Mendonça, no ato da matrícula, os responsáveis pelos estudantes recebem orientações quanto à entrega de exames solicitados pela FMM.

“Os pais e responsáveis terão até o dia 28 de fevereiro para fazer a entrega destes laudos e assim concluir o processo de matrícula. Mas, isso não impede que o estudante inicie suas atividades, pois todos esses alunos que já foram contactados e apresentaram a documentação estarão na segunda-feira (06/02), (início das atividades escolares) na Fundação”, ressaltou a secretária.

Na EETI Djalma Batista Cunha, a mãe de uma das estudantes contempladas pelo convênio, Nereida Rodrigues, contou sobre a felicidade de efetivar a matrícula da filha na FMM.

“Me ligaram para confirmar a aprovação da minha filha, Flávia Raquel, para estudar na fundação, e foi uma notícia celebrada por toda a nossa família. Eu estou muito feliz com a oportunidade que ela terá na nova escola”, comemorou Nereida.

Matrículas

O processo de matrículas é voltado para estudantes que concluíram o Ensino Fundamental em 2022, e ingressarão no Ensino Médio em 2023. A seleção dos estudantes foi coordenada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e teve como critérios de escolha alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual com a melhor média geral em 2022; com idade máxima de 15 anos; e percentual de frequência acima de 85% também no ano letivo de 2022.

Caso não haja interesse por parte do aluno, o estudante subsequente com a melhor nota será convocado. Em caso de empate, o desempate será pela melhor nota na disciplina de matemática.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto