Alunos da rede pública participam da 3ª edição da Feira de Matemática

Amazonas

04.08.2023

Estimular o aprendizado da matemática de forma lúdica e divertida,  promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias  criativas, estes são os principais objetivos da 3ª Feira de Matemática, promovida pela Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A feira ocorreu nesta sexta-feira (04/08), na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), zona sul, e este ano abordou o tema “Matemática e Sustentabilidade”. 

O coordenador da CDE 1, Adson Cordeiro, destacou que esta fase selecionará os alunos que irão para a última etapa da feira, realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

“Nós começamos um trabalho dentro das 35 unidades escolares, envolvendo 16 mil alunos. Esses alunos trabalharam dentro de suas escolas com seus professores, passaram por seletivas internas e hoje nós temos aqui a culminância. Os que vencerem dentro das escolas vão para a Ufam”, explicou o coordenador.

A Feira de Matemática é um processo educativo que alia vivências e experiências. É um projeto desenvolvido em parceria com a escola, família e professores  para que os alunos aprendam brincando a complexidade da matemática.

“A Escola Estadual Manoel Marçal de Araújo trabalha com crianças laudadas com Transtorno  do  Espectro Autista (TEA). A Feira de Matemática, de fato, transforma vidas, não só dos alunos, mas, dos professores também e de toda comunidade escolar”, destacou a professora Juliana Batista.

Uma das participantes da feira, a aluna do Colégio Amazonense Dom Pedro II, Ana Beatriz Martins, comentou sobre a participação nesta edição do projeto.  

“Essa feira tem um intuito de mostrar uma visão diferente sobre a matemática, nos fazendo entender de uma forma lúdica. Por isso, eu me sinto muito inteligente, porque significa que eu consegui aprender o assunto”, comentou Ana.

 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar