Alunos de Brejetuba constroem instrumento de precisão óptica nas aulas de Matemática

Secretaria de Estado da Educação do ES

12.09.2019

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, participaram da construção e utilização de teodolito caseiro, com o objetivo de estudar conceitos da trigonometria já que esse instrumento é utilizado para medir ângulos verticais e horizontais.

A iniciativa do projeto partiu do professor de Matemática Rodrigo de Souza Cabral, que desenvolveu a proposta para trabalhar a trigonometria com aplicação prática de conceitos matemáticos. De acordo com o professor, em algum momento da vida o aluno irá se deparar com uma situação em que será necessária a utilização de regras trigonométricas, seja na sua futura profissão ou situações de saúde, agricultura ou sociedade.

Para Rodrigo “a turma realizou a proposta com entusiasmo, primeiro na construção do teodolito com materiais alternativos, depois por entender que a trigonometria está presente no dia-a-dia, como ferramenta útil para que a sociedade possa continuar se desenvolvendo”, disse.

Segundo a aluna da 2ª série do Ensino Médio, Analice Tozi, “com a construção e aplicação do teodolito, a aula ficou mais interessante e prazerosa ao aprender a trigonometria, que parece tão distante da realidade, mas que, com essa proposta a aprendizagem, tornou o entendimento mais fácil através de situações reais”, disse.

O pedagogo Leomar Soares Flores acompanhou o trabalho realizado e destacou a importância da utilização de metodologias diferenciadas no ensino da Matemática. “A construção do teodolito e sua aplicação despertou no aluno a possibilidade de aprender fazendo, o que torna o conhecimento significativo e a aula inesquecível”, concluiu.