Alunos distribuem sopa em ação solidária no centro de Teresina/PI

Cidadania

23.08.2017

Para além de uma educação dentro da sala de aula, os alunos da Unidade Escolar Monsenhor Cicero Portela Nunes, localizada na cidade de Teresina no bairro Conjunto Parque Piauí, se reuniram no último domingo (20) e promoveram ação solidária no centro da cidade. No "CPN (Cicero Portela Nunes) repartindo o pão com aqueles que têm fome", os alunos percorreram as ruas distribuindo sopa e pão aos moradores de rua do centro da capital.

Coordenado pelo diretor da escola, Carlos Fortes, a ação solidária faz parte das práticas promovidas pelos alunos da unidade de ensino. Segundo o diretor a escola procura sempre trabalhar as ações para desenvolver a cidadania entre os alunos.

"O Cicero Portela Nunes foi às ruas de Teresina prestar a nossa solidariedade a essas pessoas que não têm casa e não têm comida. Muitas delas são vítimas das desigualdades sociais; outras vítimas das próprias ações e de seus vícios. Não nos cabe aqui julgá-las, apenas mostrar-lhes que ainda existem generosidade e solidariedade no coração das pessoas. A ação se estenderá em outras ocasiões ou visita a outras instituições pelos alunos", disse o diretor.

Realizada pela primeira vez, a distribuição de sopa aconteceu no primeiro momento com aproximadamente 15 alunos, sendo um de cada sala, participando da ação solidária. A escola promove ainda aos alunos visitas a instituições como o Abrigo São Lucas e incentiva em suas atividades a doação de sangue junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

"Me sinto orgulhosa por ter participado dessa ação solidária e mais orgulhoso ainda por fazer parte da Família CPN . Agradeço ao diretor por ter proporcionado pra gente essa ação maravilhosa foi perfeito e espero que a gente faça isso mais vezes", disse a aluna do 1º ano do ensino médio, Ranna Kelly.

Já para o aluno do 3º ano Francielson participar da ação solidária foi uma experiência única, "Cada morador de rua que abordávamos era uma sensação de gratidão maior, às vezes alguns não falavam nada, mas dava pra ver claramente nos seus olhos a felicidade, outros saiam com um profundo sorriso estampado no rosto, mas também teve aqueles com apenas algumas palavras de carinho já fazia o nosso esforço valer a pena", ressaltou o aluno.