Alunos do Centro de Excelência em Sergipe criam aplicativo de controle de frequência escolar

Sergipe

21.08.2025

Os alunos Ísis Martins e Lázaro Santana, do Centro de Excelência Maria da Conceição Santana, em General Maynard, município do leste sergipano, desenvolveram um sistema de acompanhamento dentro da escola. O aplicativo móvel gerencia a frequência dos alunos por meio de carteirinhas estudantis e tem como objetivo auxiliar na busca ativa e no combate à evasão escolar.

A iniciativa surgiu após a equipe observar o sucesso de um gerenciamento similar nos Centros de Excelência Professor João Costa e José Rollemberg Leite, em Aracaju. “Em 2024 fomos visitar essas unidades para entender um pouco como funcionava. Foi uma boa prática já replicada em outras escolas”, explica o coordenador da unidade e do projeto, Russel Oliveira.

A escola já utilizava as carteirinhas na entrada, mas a criação do aplicativo móvel permitiu aprimorar o controle de chegada e saída. “O aplicativo salva o contato de todos os responsáveis. Caso o aluno esteja com muitas faltas, entramos em contato para saber o motivo”, detalha Lázaro Santana, um dos desenvolvedores da ferramenta.

Outro benefício importante do projeto é a diminuição do desperdício de alimentos na merenda escolar. Ao saber a quantidade exata de estudantes presentes, a escola pode informar as merendeiras para que preparem a quantidade adequada de alimentos, evitando sobras.

Ísis Martins, que também contribuiu para o desenvolvimento da ferramenta, espera que, assim como o aplicativo está ajudando no cotidiano do Centro de Excelência Maria da Conceição Santana, outras escolas também possam aderi-lo para contribuir na diminuição da infrequência e no desperdício de alimentos.