Alunos do Centro de Excelência Francisco Rosa conquistam medalhas de prata e bronze na Olimpíada de Geografia

Sergipe

28.09.2022

Nesta terça-feira, 27, o Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos entregou aos alunos premiados na 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra suas respectivas medalhas. O evento celebra a participação de 13 equipes da escola, compostas por alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Cinco destas equipes receberam a premiação. Ao todo, os estudantes receberam cinco medalhas de prata e nove de bronze.

A professora de geografia, Juliana Ramalho, destaca que foram necessários muitos sacrifícios, mas que todos valeram a pena. “Começamos as aulas preparatórias nas férias, abrindo mão de momentos de descanso e lazer e continuamos na escola enquanto todos curtiam o merecido recesso. E valeu muito a pena. Provamos que esforço e estudo, focados em um objetivo, trazem resultado”, diz orgulhosa.

Ela ainda destaca a importância do apoio de toda a comunidade escolar, entre professores, equipe diretiva, pais e cuidadores, para alcançar êxito nessa empreitada. “Cada um tem um papel importante, e juntos conseguimos alcançar melhores resultados”, enfatiza Juliana Ramalho.

O diretor da instituição, Tarcísio Tavares, também destaca a importância desse resultado para a escola. “Essa premiação mostra o quanto os alunos aprenderam ao longo dos anos, não somente em geografia, mas também em disciplinas tais quais Português e História. Assim ele percebe que não é um conteúdo separado, mas um conjunto e que este é que o torna um cidadão crítico e politizado”, afirma.

Ele ressalva, ainda, o quanto essa premiação resulta de um esforço coletivo. “Dou um destaque especial ao esforço dos professores no sentido de garantir uma educação de qualidade na escola pública”. O diretor informa que a escola tem se preocupado em garantir a participação dos alunos em eventos externos, promovendo espaços de troca entre os estudantes e professores.

O estudante Murilo Pires, do primeiro ano do Ensino Médio e medalhista de bronze, afirma que receber uma medalha significa muito. “Sinto-me gratificado. Eu me esforcei muito para conquistar essa premiação e fico feliz de ver meus esforços tendo resultado”, relata.

Esse sentimento é dividido entre os alunos. Letícia Menezes, do terceiro ano e medalha de prata, explica: “Nunca fui de ganhar medalhas e quando recebi a minha li ‘honra ao mérito’. É sobre isso. Vejo que mereci porque me esforcei. É uma sensação muito boa”, garante.