Alunos do CETI Mário Martins aplicam matemática ao cotidiano

Piaui

14.09.2017

Visando ilustrar como a matemática faz parte das atividades mais básicas no nosso cotidiano, o Centro de Ensino de Tempo Integral Mário Martins, localizado em Picos, realizou na última terça-feira (12) exposições e apresentações de trabalhos com o tema "A Matemática esta em Tudo". A proposta é alinhada ao Biênio da Matemática 2017-2018 com eventos realizados simultaneamente em todo o Brasil.

Orientados pelo edital do III CIRCUITO DE CIÊNCIAS do estado do Piauí o evento tem como foco aproximar a ciência e a tecnologia da população. A abertura do evento aconteceu com palestra abordando o tema: A Matemática está em tudo, ministrada pelo Doutor em Matemática, Ronaldo Campelo, professor efetivo do Instituto Federal do Piauí, campus de Picos.

"Com o projeto a intenção é promover a interação entre docentes, discentes e comunidade em geral. É um momento de aplicabilidade da matemática nas varias atividades do nosso cotidiano", relatou a gestora.

O evento abordou os seguintes temas: Sistema Binário e Uso medicinal da Cabis; Foguetes de garrafas pet: Uma análise física e Eletricidade limpa. Já voltado a área de matemática fora abordados a temática os projetos Poematizando com a matemática e a  Matemática na palma da mão.

Os alunos também trabalharam a interdisciplinaridade como na abordagem: Enumerando os crimes ambientais no vale do Rio Guaribas; e o trabalho Contabilizando casos de dengue, chikungunya e Zika no CETI Mário Martins.