Alunos do Colégio Estadual Maria Aguiar homenageiam secretário da Educação

Paraná

07.02.2023

Na tarde desta segunda-feira (06), o clima foi de festa no Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba. Além da agitação pela volta às aulas, a visita do secretário da Educação, Roni Miranda, à escola também movimentou o primeiro dia do ano letivo, que marcado pela ampliação da educação em tempo integral. Durante a visita, Roni conversou com os alunos, professores, diretores e colaboradores do colégio. Ao visitar as salas de aula para um bate-papo com as turmas, o secretário aproveitou a oportunidade para conhecer de perto as demandas e o funcionamento da escola. 

Recebido pela diretora Adriana Busato, Miranda foi homenageado pelos estudantes, que apresentaram uma performance musical. Além disso, cartinhas escritas pelos alunos do ensino fundamental foram entregues pelos próprios estudantes, com mensagens que expressam a expectativa dos alunos em relação ao ano letivo. “Há muita vida dentro da escola. Com nossos alunos de volta às aulas, nosso coração se enche de alegria e motivação para trabalhar em prol de uma educação cada vez mais forte”, afirma o secretário.

Para a diretora, a transição total da escola para o ensino integral, que acontece neste ano, é um grande avanço. “A oferta do ensino integral, além de representar a oportunidade de implementar um ensino ainda mais completo, é também uma forma de acolher os alunos que moram em áreas mais afastadas do centro, como municípios da Região Metropolitana de Curitiba”, afirma.

Volta às aulas — Começaram nesta segunda-feira (06) as aulas de cerca de um milhão de estudantes nos 2,1 mil colégios da rede estadual do Paraná. Após quase 50 dias de férias, os estudantes deram o pontapé inicial para o ano letivo de 2023 com novidades, desde a parte estrutural até a pedagógica. Além de encontrarem novos equipamentos de informática em toda a rede e novas carteiras em quase metade dela, parte dos estudantes vai se deparar com aulas novas em seu dia a dia, como Pensamento Computacional nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e Robótica ou Mídias Sociais na 2ª série do ensino médio, por exemplo. Já outros vão passar mais tempo na escola, com a ampliação da educação em tempo integral.

Ao todo, são 253 colégios com educação em tempo integral neste ano letivo — 86 instituições a mais que no ano passado, representando um crescimento superior a 50%. Esses colégios fazem parte do programa Paraná Integral (que consiste em colégios totalmente integrais) ou do programa Integral + (em que algumas turmas dos colégios adotam o modelo). Esse crescimento também se dá no número de municípios com a modalidade: atualmente, são 154, ou seja, 51 a mais que anteriormente, em todos os 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação). Há, agora, 106 colégios do Paraná Integral e 147 do Integral +, atendendo mais de 55 mil estudantes.

Nas escolas de educação em tempo integral, os estudantes passam nove horas por dia no colégio — são nove aulas diárias de 50 minutos, uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, um pela manhã e outro à tarde. Durante esse período são servidas cinco refeições.