Alunos do Médio Sertão Sergipano participam de palestra e show de paródias para o Enem

Sergipe

06.06.2022

Cerca de 500 alunos da rede estadual de ensino do Médio Sertão Sergipano participaram, na manhã de sexta-feira, 3, da segunda edição do “Conversando sobre o Enem”. O evento, uma iniciativa da Diretoria Regional de Educação 5, aconteceu na quadra de esportes do Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, e teve como objetivo levar informações e esclarecer dúvidas acerca da estrutura e finalidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como transmitir aos alunos dicas para estudos de maneira lúdica.

 A ação contou com uma palestra ministrada pela professora Gisele Pádua, coordenadora do Curso Pré-Universitário da Seduc, e a apresentação do professor Fabiano Oliveira, com o espetáculo “O Enem, o sonho e você”. O evento ficou lotado com a participação dos estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas circunscritas à DRE 5, bem como estudantes dos três polos do Pré-Universitário da Regional, em Itabi, Aquidabã e Nossa Senhora das Dores.

 O diretor da DRE 5, João Luiz Andrade Dória, destacou o novo momento em que os alunos estão vivendo com a retomada das aulas presenciais. “Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos a oportunidade para que eles possam tirar as dúvidas acerca do Enem. Além disso, como estamos retomando à normalidade das nossas atividades nesse momento pós-pandemia, já estava mais do que na hora de fazermos um evento de grande porte, reunindo os alunos, confraternizando com eles, neste ano tão decisivo para esses estudantes que estão no 3º ano do ensino médio”, explicou.

O evento teve início com a palestra da professora Gisele Pádua, que bateu um papo com os alunos sobre diversos pontos importantes acerca do Exame Nacional do Ensino Médio. Além de comentar sobre a estrutura das provas e dar dicas valiosas aos alunos, ela também falou sobre o Sisu, Prouni e Fies. “Essa é mais uma oportunidade de estarmos falando sobre o Enem. É um momento muito importante na vida desses estudantes que estão com esse foco, que é terminar os estudos da educação básica e prosseguirem no ensino superior. Aqui em Sergipe não há outra alternativa a não ser o Enem, então a gente trouxe para eles esclarecimentos sobre como é a prova. Os estudantes têm muitas possibilidades através da nota do Enem. A DRE 5 está promovendo esse momento muito importante de retorno às revisões presenciais para que esses alunos consigam êxito em sua caminhada”, disse.

 Logo em seguida foi a vez do professor Fabiano Oliveira, que fez a apresentação do espetáculo “O Enem, o sonho e você”. Por meio de paródias baseadas em músicas conhecidas do grande público, ele passou conteúdos de Literatura que vão ser cobrados no Enem, em um jeito mais fácil de ensinar aos alunos. “Estamos retornando ao vivo, frente a frente com os alunos. É uma honra estar trazendo a turnê, que neste ano vem com um espírito de festa e aprendizagem para o Enem, por meio de músicas, paródias, da forma mais leve e benéfica para os alunos. A turnê entra na sexta edição, desta vez com o nome de ‘bloquinho do Enem’, com a animação de carnaval e de festa, com paródias novas, em todos os estilos”, afirmou.

 Conhecimentos

 Os alunos que participaram do evento foram unânimes em dizer que essa foi uma grande oportunidade para adquirirem mais conhecimentos. Foi o caso de Ana Luiza Garcia França, aluna do Colégio Estadual General Calazans, de Nossa Senhora das Dores. “Vai ajudar no melhor desenvolvimento para muitas pessoas que não têm oportunidade de pagar um cursinho ou de participar do Pré-Universitário da Seduc. Além disso, com as paródias, acho que a gente consegue memorizar melhor os conteúdos. Acho bem mais prático”, disse ela, que quer cursar Serviço Social.

 Alanice Vieira Feitosa, aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, pretende cursar Engenharia Agronômica ou Nutrição. Ela conta que o evento “Conversando sobre o Enem” já faz parte das suas experiências como estudante. “No ano passado a gente participou, e agora novamente. Nós gostamos muito, pois há alunos que estudam o dia todo aqui e não têm tempo de se dedicar em casa. Então é bom porque já vamos vendo o conteúdo, praticando, tirando as dúvidas. E com as paródias fica muito mais divertido e dinâmico, a gente fica mais atento, pois tem bastante interação”, afirmou.

O aluno Jadilson Alves dos Santos estuda no polo de Itabi, do Pré-universitário, e quer cursar Letras Espanhol. “Este momento aqui é uma coisa nova para mim. Esse modo de aprender acaba sendo mais fácil, com paródias explicando os assuntos. Estou com boas expectativas para o Enem”, declarou. Opinião semelhante teve Gabriel da Silva, aluno do Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento, de Gracho Cardoso, que pensa em cursar Medicina. “Está sendo uma experiência muito gratificante. Viemos para esse evento que consegue deixar nossa mente mais calma, pois o Enem é uma prova que mexe bastante com o nosso psicológico; então precisamos ter calma. Aqui a gente aprende a relaxar a mente e eles nos explicam bem como será o exame”, explicou.