Alunos do Sergipe no Mundo entram na segunda semana em países europeus

Sergipe

05.08.2025

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o programa de internacionalização da educação estadual ‘Sergipe no Mundo’ entra na segunda semana e proporciona diariamente aulas de língua inglesa, francesa e espanhola aos 50 estudantes que vivem uma imersão cultural e educacional na Inglaterra, Espanha, França e Irlanda. As aulas de idiomas são uma experiência transformadora para os jovens intercambistas, e promovem desenvolvimento de habilidades linguísticas e conexão com o mundo.

Na segunda semana de aula na Europa, cada estudante vive uma rotina de estudos, convivência com as host families (famílias locais que recebem os estudantes), além de atividades culturais e históricas nos países destino.

Em Lyon, na França, Laís Barros, do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, vive uma experiência transformadora ao lado de mais nove intercambistas – entre elas, a irmã, Júlia. As aulas acontecem na Lyon Bleu International, escola referência de língua francesa que recebe intercambistas de todos os continentes.

“Vivo uma experiência que pensei que nunca teria. Os lugares são lindos, as ruas lindas e as pessoas muito educadas. O dia a dia é bem diferente do que vivemos em Aracaju. Estou gostando muito das aulas de francês e aprendendo bastante o idioma, expressões e colocando em prática na host family, andando de metrô, olhando a cidade, as placas. É difícil mas acredito que estamos nos dando bem”, comemora Laís.

As aulas são ministradas por professores locais que compartilham cultura e conhecimento do idioma, ajudando os alunos a melhorar suas habilidades linguísticas. Citli Marquez, coordenadora do Lyon Bleu International, apresentou toda estrutura da escola que recebe os sergipanos aos fiscais da Secretaria de Estado da Educação.

“Recebemos jovens de todo o mundo há 26 anos e é a primeira vez que estamos com um grupo de estudantes de escola pública. É uma alegria ter alunos de Sergipe e contribuir para o crescimento deles”, afirma a professora Citli.
 
Na Inglaterra, dez estudantes sergipanos estão em Brighton, na English Language Center (EC), enquanto mais dez estão em Cambridge, International Language Centres (ILC). Em Waterford, na Irlanda, dez jovens da rede pública estadual de Sergipe estudam no The International School of English (ISE). Já em Málaga, na Espanha, mais dez estudantes assistem às aulas de língua espanhola na Enforex - Centro de Estudios Internacionales.

As aulas são uma ótima oportunidade para conhecer pessoas de diferentes países e culturas, criando amizades e aprendendo com as experiências uns dos outros. Praticar o idioma em contextos reais melhoram a fluência e a compreensão. Além disso, desenvolve as habilidades de comunicação. Os alunos aprendem a se comunicar de forma eficaz em diferentes contextos, preparando-os para situações reais no país de intercâmbio. Até um passeio em um museu representa uma verdadeira aula idiomática, histórica e cultural.

Laura Guimarães é aluna do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, de Itabaianinha, no sul sergipano, e vive a imersão em Málaga. “A viagem é uma experiência extraordinária, conheço pessoas maravilhosas e diariamente estudo e pratico o meu espanhol. Estou aprendendo bastante a língua e vivencio conhecendo muitos lugares. O ‘Sergipe no Mundo’ está sendo muito especial, uma oportunidade ímpar para nós, alunos da escola pública estadual. Um crescimento para nossa vida”, avalia Laura.

Internacionalização

Para a edição de 2025, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), investiu mais de R$ 5,8 milhões para a efetivação do Sergipe no Mundo,  que proporciona anualmente a 100 estudantes da rede pública estadual de ensino a oportunidade de realizar o sonho e a experiência de um intercâmbio internacional.

São alunos do ensino médio entre 14 e 17 anos de idade, da rede pública estadual que, por meio de inscrição e sorteio público, foram contemplados para a experiência de imersão, socialização de cultura e de uma cidadania global, com uma ampla agenda de estudos em uma escola local, visitas culturais e passeios. Eles estão hospedados em host families, o que é muito importante para o aprimoramento do idioma e o convívio do cotidiano.

Os jovens viajaram com todas as despesas pagas pelo Governo de Sergipe, além da assistência, acolhimento e logística da equipe do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação. Eles receberam um kit viagem com mala de 23 kg com capa, mochila, nécessaire, camiseta, conjunto de moletom, diário de bordo, garrafa térmica (squeeze), etiquetas de bagagem, bolsa lateral e broches com a identidade visual do programa.

Os jovens contam com apoio do programa ‘Acolher’ e levaram um tablet, recebido anteriormente por meio da iniciativa ‘Educação Conectada’, além de um aparelho celular doado pela Receita Federal.

A segunda turma embarca no próximo mês para Vancouver (Canadá), San Diego (EUA), Camberra (Austrália) e Sevilha (Espanha). Todos os estudantes recebem, gratuitamente, a documentação necessária para a viagem, como passaporte e visto. No retorno, todos têm matrícula garantida no Centro Estadual de Idiomas.