Alunos e professores da rede estadual participam de encontro literário e recebem vale-livros

Minas Gerais

09.05.2022

Depois de dois anos sem eventos presenciais devido a pandemia, moradores de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, têm motivos de sobra para comemorar. É que a cidade está sediando o Encontro Literário do Cerrado (Elicer), evento que tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A iniciativa, que começou no dia 2 de maio e vai até o próximo sábado (7/5), faz parte do Circuito Mineiro Elicer, que tem programação prevista para atender várias cidades de Minas Gerais ao longo do ano. E o melhor, alunos e professores da rede estadual de ensino podem visitar a feira e ainda ganham um vale-livros distribuído pela SEE/MG.

A primeira feira do livro presencial em Minas Gerais depois da liberação dos eventos com presença de público tem uma programação voltada para a literatura, cinema, teatro e música, na Praça Cônego ngelo, no Centro de Ituiutaba. A SEE/MG está proporcionando a participação de cerca de 10 mil estudantes e 960 professores no encontro literário, com o custeio de alimentação e transporte. Além disso, estão sendo distribuídos cerca de 11 mil vale-livros para alunos e professores para a aquisição de obras literárias no evento. O investimento da Secretaria nessa ação de incentivo à leitura é de cerca de R$ 596 mil.

O subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Igor de Alvarenga, que participou da abertura do encontro, na última segunda-feira (2), destacou a importância da ação. “É uma iniciativa grande da Secretaria de incentivo à leitura. Foi muito lindo estar lá e ver a quantidade de estudantes carregando livros. É muito importante a gente incentivar esse hábito nas crianças, na perspectiva de formação de leitores”, disse.

Para a diretora de educação infantil e ensino fundamental da SEE/MG, Adriana de Jesus Souza Barreto, a iniciativa é importante pois ”proporciona vivências significativas e enriquecedoras e contribuem com o desenvolvimento de todos de forma integral e prazerosa, já que o encontro possibilita, além da feira do livro, diversas atividades musicais, artísticas e culturais”.

A programação, que conta com palestras, teatros, música, contação de histórias e exibição de curtas e longas metragens, tem como foco a literatura infanto-juvenil e a celebração do Dia da Língua Portuguesa, com atividades que envolvem escritores da África, Brasil e Portugal.

Crianças de Ituiutaba, do Triângulo Mineiro, no Encontro Literário do Cerrado (Elicer). Foto: Divulgação/SEE

O estudante Miguel Ferreira Guimarães Neto, de 18 anos, aluno da Escola Estadual Doutor Fernando Alexandre, deixou seu recado: “Eu achei bem interessante e diferente, gostei desta feira!”. Assim como o estudante Matheus Henrique, também de 18 anos: “Eu comprei vários livros, esta feira está maravilhosa”, disse.

Marilaine da Silva Borges e Freitas, que é diretora da Escola Estadual Benedito Waldemar da Silva, em Ipiaçu, também no Triângulo Mineiro, acredita que estas iniciativas ajudam a despertar o interesse dos jovens pela leitura. “O Elicer nos surpreendeu de diversas maneiras. Nossos alunos estão voltando maravilhados desse encontro literário, porque moramos em uma cidade pequena e eles, em sua grande maioria, não possuem poder aquisitivo para comprar livros”, disse.

Para o ano de 2022, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais planeja participação em outros eventos literários. Dentre eles, estão outras quatro edições do Elicer, que atenderá as cidades do Triângulo, Oeste e Norte do Estado; a Bienal Mineira do Livro; e Feira Nacional do Livro, que acontecerá em Poços de Caldas, no sul do Estado. No total, a SEE/MG vai destinar R$ 9,6 milhões em ações de incentivo à leitura com distribuição de vale-livros para a rede estadual de ensino.