Alunos e professores da rede pública alagoana são premiados na OLP

Alagoas

16.12.2019

Alagoas recebeu medalhas de prata na cerimônia que premiou os finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP) e que aconteceu no início desta semana em São Paulo, consagrando as melhores produções do 5° ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Os alunos Nickolas Henrique, Matheus Walisson, Naira Danyelle e seus professores Geraldo Ribeiro, Jacira Maria e Ismaeli Galdino foram os responsáveis por trazer as medalhas de prata para o estado Alagoas. Na cerimônia, foram divulgadas as 28 produções vencedoras na etapa nacional, quatro por categoria de inscrição.

NICKOLAS HENRIQUE E PROF GERALDO RIBEIRO Estudantes da rede estadual conquistam a medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa 2

Dentre as categorias, os estudantes e seus professores compartilharam conhecimentos e experiências na Olimpíada 2019. Entre eles, o estudante do 5° ano do ensino fundamental, Nickolas Henrique Gomes da Silva e o professor Geraldo Ribeiro Bessa Neto, da Escola Ensino Fundamental Marieta Leão, de Rio Largo, que garantiram a medalha de prata no gênero Poema. O texto de Nickolas falou da ave símbolo do estado, o mutum, com o título "Entre a beleza do meu lugar há um Mutum".

NICKOLAS HENRIQUE Estudantes da rede estadual conquistam a medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa

"Escolhi retratar a ave mutum porque é um símbolo de Alagoas. Citei características, reprodução e hábitos. Gostei muito de produzir o poema. Agradeço ao meu professor, que realizou a minha inscrição", revela Nickolas.

Na categoria Memórias Literárias, o aluno do 6° ano do ensino fundamental Matheus Walisson da Silva e a professora Jacira Maria da Silva, da Escola Municipal Doutor José Haroldo da Costa, de Maceió, foram prata com o texto "Bebedouro chora as águas". "Quis mostrar as mudanças vividas por estas pessoas e também contar a história do bairro”, destaca Matheus.

MATHEUS WALISSON E PROFª JACIRA MARIA Estudantes da rede estadual conquistam a medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa

Gratidão - Já na categoria Artigo de Opinião, a aluna da 3ª série do ensino médio, Naira Danyelle de Souza e a professora Ismaeli Galdino de Oliveira e Santos, da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, de Junqueiro, foram prata com texto que aborda a intolerância religiosa.

NAIRA DANYELLE E PROFª ISMAELI GALDINO Estudantes da rede estadual conquistam a medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa

"Uma dádiva de ser finalista foi ter o meu texto publicado no livro - O lugar onde vivo - da Olimpíada. Inicialmente, quando divulgaram meu nome para a final, fiquei em choque e não conseguia acreditar. Olhei para a professora Ismaeli e agradeci pelas oportunidades e aprendizados que ela instruiu com uma excelente didática. O sentimento é de gratidão", comemora Naira.

A Olimpíada – A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo o país. A ação faz parte do Programa Escrevendo o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A OLP também conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Canal Futura.

Em sua sexta edição, este ano, a competição teve como tema “O lugar onde vivo”, o qual propiciou aos alunos estreitar vínculos com as suas respectivas comunidades por meio de seus textos. No total, o concurso recebeu mais de 170 mil inscrições de alunos de todo o país e contou com a participação de quase 43 mil escolas públicas.

TEXTO PUBLICADO DA NAIRA DANYELLE Estudantes da rede estadual conquistam a medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa

Alagoas –  O estado teve 16 estudantes semifinalistas da etapa estadual da OLP e que, em um universo de mais de dois alunos da rede pública, foram escolhidos para representar Alagoas na etapa regional de cada um dos gêneros em disputa na Olimpíada.

MATHEUS WALISSON Estudantes da rede estadual conquistam a medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa 1

Alguns conseguiram medalhas de bronze na etapa regional. Na categoria Documentário, foram premiadas as equipes de Caio César da Silva Santos, Iuri de Lima Vieira e Izabel Victória dos Santos Ferreira, do Colégio Tiradentes – Unidade Maceió; Camilly Tenório Bispo, Fernanda Vitória Belarmino da Silva e Samilly dos Anjos Alves, da Escola Estadual Belarmino Vieira Barros, de Minador do Negrão e Noemy Keyla de Oliveira Cavalcante, Lívia Tenório dos Santos Silva e Mayza Raynara Costa dos Santos, da Escola Estadual Padre Aurélio Gois, de Junqueiro.

Além disso, a professora Polyanna Paz, que leciona na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça,  de Maceió, foi premiada pelo seu Relato de Prática no gênero Memórias Literárias.

TEXTO PUBLICADO DA NAIRA DANYELLE Estudantes da rede estadual conquistam a medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa 2 1