Alunos e professores de SP reforçam a importância dos Grêmios Estudantis na formação dos jovens

Grêmio Estudantil

28.08.2015

Estudantes da região de São Carlos estiveram no Fórum da cidade para a posse dos presidentes dos grêmios das 43 unidades de ensino da localidade. Esta foi a primeira cerimônia realizada pela Educação para a posse de presidentes dos grêmios estudantis. 

“Uma premiação é sempre um reconhecimento de um grande esforço. Quando nossos jovens veem um trabalho que tá fazendo a diferença na escola dele, ser reconhecida pela justiça ou pelo poder público, ele se sente mais incentivado a continuar nessa batalha. Eles já perceberam que estão fazendo a diferença na escola”, comenta Sonia Maria Brancaglion, representante da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Os estudantes demonstraram entusiasmo e orgulho por poderem participar do evento. "É bem legal, porque vou poder fazer algo para o local onde estudo e para  meus amigos. Quero promover jogos, brincadeiras e fazer de tudo”, se orgulha Guilherme Porfírio, aluno da E. E. Eugênio Franco.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

"É importante eu estar aqui, pois vou tentar fazer algo diferente para minha escola. Quero dar o meu melhor,” diz Raimundo Maciel Rosa, aluno da E. E. Ary Neves.

Muitos pais acham importante ter a participação das crianças e jovens em algumas decisões da escola. “Acho muito válido ele participar da escola, ajudar a melhorar o lugar que ele estuda já nessa idade, 7 anos. Eu fico muito feliz e orgulhosa”, diz Elieza Tatiana Porfírio, mãe de Guilherme.

Para o juiz de direito e diretor do Fórum de São Carlos, André Luiz Macedo, é de extrema importância para a formação do jovem esse tipo de incentivo. “Toda vez que nós acreditamos no jovem, nós damos a ele a chance de se tornar um grande cidadão. Então, nós precisamos apostar, acreditar, trabalhar, estar juntos. E esta pessoa que está na escola, que está se elegendo presidente de um grêmio, no futuro ela vai ter uma bagagem, uma experiência muito grande para ser um grande cidadão que poderá atuar com decisão de forma importante no destino do país.", disse.